Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/1555| Título: | Ambiente Escolar Seguro |
| Outros títulos: | Prestação de Primeiros Socorros num agrupamento de escolas da Área Metropolitana de Lisboa |
| Autores: | Costa, Daniela Nunes |
| Palavras-chave: | Primeiros-Socorros Saúde Escolar Enfermagem em Saúde Comunitária Promoção da Saúde Enfermagem em Saúde Pública |
| Data: | Mai-2025 |
| Editora: | Essatla - Escola Superior de Saúde Atlântica |
| Citação: | Costa, Daniela Nunes (2025). Ambiente Escolar Seguro : Prestação de Primeiros Socorros num agrupamento de escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Barcarena: Essatla - Escola Superior de Saúde Atlântica |
| Resumo: | Introdução: Os acidentes e lesões não intencionais são uma das principais causas de morte de crianças e jovens em idade escolar, tanto a nível mundial como em Portugal. Parte significativa desses acidentes ocorre em contexto escolar, onde os profissionais não docentes assumem um papel crucial como prestadores de auxílio nessas situações, tornando essencial a sua capacitação para atuar eficazmente em Primeiros Socorros. Objetivo: Promover o conhecimento dos profissionais não docentes de um agrupamento de escolas da Área Metropolitana de Lisboa para atuação em caso de Primeiros Socorros. Método: Foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária seguindo-se a metodologia do Planeamento em Saúde segundo Imperatori e Giraldes. O diagnóstico da situação foi realizado através de um questionário aplicado aos profissionais não docentes sobre prestação de Primeiros Socorros. A análise de dados foi realizada no SPSS (versão 29), salvaguardando todos os princípios éticos para o desenvolvimento do projeto. Resultados: A amostra foi constituída por 96 profissionais, dos quais 81% já prestaram Primeiros Socorros em contexto escolar, mas 54% não se sente confiante para o fazer e 40% nunca receberam formação na área. Verificou-se ainda uma lacuna nos conhecimentos práticos sobre Primeiros Socorros. Em resposta, foram dinamizadas sessões teórico-práticas de Educação para a Saúde. No final das sessões teóricas foram replicadas as questões iniciais sobre casos práticos de Primeiros Socorros, existindo uma grande percentagem de respostas corretas. Conclusão: A formação em Primeiros Socorros aumenta a confiança dos profissionais para prestação de auxílio, reduz os sentimentos negativos e melhora os conhecimentos práticos. Esta capacitação traduz-se em ganhos em saúde para toda a comunidade escolar. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1555 |
| Aparece nas colecções: | E CS/ENF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RELATÓRIO MESTRADO DANIELA COSTA - VF.pdf | 3.82 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.