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http://hdl.handle.net/20.500.12253/1555| Title: | Ambiente Escolar Seguro |
| Other Titles: | Prestação de Primeiros Socorros num agrupamento de escolas da Área Metropolitana de Lisboa |
| Authors: | Costa, Daniela Nunes |
| Keywords: | Primeiros-Socorros Saúde Escolar Enfermagem em Saúde Comunitária Promoção da Saúde Enfermagem em Saúde Pública |
| Issue Date: | May-2025 |
| Publisher: | Essatla - Escola Superior de Saúde Atlântica |
| Citation: | Costa, Daniela Nunes (2025). Ambiente Escolar Seguro : Prestação de Primeiros Socorros num agrupamento de escolas da Área Metropolitana de Lisboa. Barcarena: Essatla - Escola Superior de Saúde Atlântica |
| Abstract: | Introdução: Os acidentes e lesões não intencionais são uma das principais causas de morte de crianças e jovens em idade escolar, tanto a nível mundial como em Portugal. Parte significativa desses acidentes ocorre em contexto escolar, onde os profissionais não docentes assumem um papel crucial como prestadores de auxílio nessas situações, tornando essencial a sua capacitação para atuar eficazmente em Primeiros Socorros. Objetivo: Promover o conhecimento dos profissionais não docentes de um agrupamento de escolas da Área Metropolitana de Lisboa para atuação em caso de Primeiros Socorros. Método: Foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária seguindo-se a metodologia do Planeamento em Saúde segundo Imperatori e Giraldes. O diagnóstico da situação foi realizado através de um questionário aplicado aos profissionais não docentes sobre prestação de Primeiros Socorros. A análise de dados foi realizada no SPSS (versão 29), salvaguardando todos os princípios éticos para o desenvolvimento do projeto. Resultados: A amostra foi constituída por 96 profissionais, dos quais 81% já prestaram Primeiros Socorros em contexto escolar, mas 54% não se sente confiante para o fazer e 40% nunca receberam formação na área. Verificou-se ainda uma lacuna nos conhecimentos práticos sobre Primeiros Socorros. Em resposta, foram dinamizadas sessões teórico-práticas de Educação para a Saúde. No final das sessões teóricas foram replicadas as questões iniciais sobre casos práticos de Primeiros Socorros, existindo uma grande percentagem de respostas corretas. Conclusão: A formação em Primeiros Socorros aumenta a confiança dos profissionais para prestação de auxílio, reduz os sentimentos negativos e melhora os conhecimentos práticos. Esta capacitação traduz-se em ganhos em saúde para toda a comunidade escolar. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1555 |
| Appears in Collections: | E CS/ENF - Teses de Mestrado |
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