Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1086
Título: Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde mental através da simulação
Autores: Valentim, Olga Maria Martins de Sousa
Nogueira, Maria José Carvalho
Antunes, Ana Vanessa dos Reis Ameixa
Sousa, Luís Manuel Mota
Palavras-chave: Competências
Enfermagem
Simulação
Data: 13-Fev-2017
Editora: https://www.esenfc.pt/event/event/abstracts/index.php?target=list-abstract-presentations&event=197&defLang=1&action=search
Citação: Valentim, O. M. M. D. S., Nogueira, M. J. C., Antunes, A. V. D. R. A., & Sousa, L. M. M. (2017, February). Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde mental através da simulação. In Congresso SPSim 2017 "A Simulação e a Humanização dos Cuidados de Saúde". ESENFC: Coimbra
Resumo: Objetivos: A Simulação Clínica é um método de ensino que se tem salientado nos cursos na área da saúde. Pretende-se com este estudo Identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino/aprendizagem em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Metodologia: Procedeu-se à revisão integrativa da literatura. Foram usadas as bases de dados CINAHL, Medline e Nursing & Allied Health Collection, delimitando-se como período temporal os anos 2011-2016. Foram incluídos os artigos científicos sobre simulação como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Dos 37 estudos encontrados, após aplicação dos critérios de inclusão, 12 foram selecionados para análise. Conclusões: Os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem de saúde mental exibem a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino/aprendizagem na formação de enfermeiros. Os estudantes consideram a simulação uma experiência enriquecedora, que permite ampliar a consciencialização e compreensão da problemática da saúde mental, bem como desenvolver habilidades relacionais e comunicacionais sem pôr em risco os clientes. Além disso, aumenta a autoconfiança e autoeficácia. Contudo, é importante monitorizar o processo de aprendizagem dos estudantes que recebem parte da formação através da simulação, para validar a transferência das aprendizagens e os benefícios tanto para estudantes como para clientes.
URI: http://hdl.handle.net/10884/1087
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A CS/ENF - Comunicações a Conferências

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