Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/1086
Título: | Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde mental através da simulação |
Autores: | Valentim, Olga Maria Martins de Sousa Nogueira, Maria José Carvalho Antunes, Ana Vanessa dos Reis Ameixa Sousa, Luís Manuel Mota |
Palavras-chave: | Competências Enfermagem Simulação |
Data: | 13-Fev-2017 |
Editora: | https://www.esenfc.pt/event/event/abstracts/index.php?target=list-abstract-presentations&event=197&defLang=1&action=search |
Citação: | Valentim, O. M. M. D. S., Nogueira, M. J. C., Antunes, A. V. D. R. A., & Sousa, L. M. M. (2017, February). Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde mental através da simulação. In Congresso SPSim 2017 "A Simulação e a Humanização dos Cuidados de Saúde". ESENFC: Coimbra |
Resumo: | Objetivos: A Simulação Clínica é um método de ensino que se tem salientado nos cursos na área da saúde. Pretende-se com este estudo Identificar os tipos e as finalidades da simulação no ensino/aprendizagem em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Metodologia: Procedeu-se à revisão integrativa da literatura. Foram usadas as bases de dados CINAHL, Medline e Nursing & Allied Health Collection, delimitando-se como período temporal os anos 2011-2016. Foram incluídos os artigos científicos sobre simulação como estratégia de ensino para estudantes de enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Dos 37 estudos encontrados, após aplicação dos critérios de inclusão, 12 foram selecionados para análise. Conclusões: Os tipos e as finalidades da simulação em enfermagem de saúde mental exibem a diversidade e abrangência da simulação enquanto estratégia de ensino/aprendizagem na formação de enfermeiros. Os estudantes consideram a simulação uma experiência enriquecedora, que permite ampliar a consciencialização e compreensão da problemática da saúde mental, bem como desenvolver habilidades relacionais e comunicacionais sem pôr em risco os clientes. Além disso, aumenta a autoconfiança e autoeficácia. Contudo, é importante monitorizar o processo de aprendizagem dos estudantes que recebem parte da formação através da simulação, para validar a transferência das aprendizagens e os benefícios tanto para estudantes como para clientes. |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/1087 |
Aparece nas colecções: | A CS/ENF - Comunicações a Conferências A CS/ENF - Comunicações a Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Comunic_competências_enfsaúdemental_simulação_23-2-2017.pdf | Apresentação Oral | 470.69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Abstract.8794.pdf | Resumo alargado | 3.92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.