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http://hdl.handle.net/20.500.12253/794
Título: | O conhecimento que os Educadores de Infância possuem sobre saúde vocal |
Autores: | Borges, Ana Carina Pedro |
Palavras-chave: | Profissionais de voz Educadores de infância Voz Saúde vocal Hábitos de saúde vocal Abuso vocal Alterações vocais |
Data: | 2010 |
Citação: | Borges, Ana Carina Pedro (2010). O conhecimento que os Educadores de Infância possuem sobre saúde vocal . Barcarena : Universidade Atlântica |
Resumo: | Objectivos: Caracterizar o conhecimento que os Educadores de Infância do Concelho de Cascais possuem acerca de voz, saúde vocal e alterações vocais. Método: Estudo descritivo, por inquérito e transversal. A amostra é não probabilística convencional, constituída por 15 Educadores de Infância (n=15) dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cascais e por isso a amostragem é por conveniência. Este estudo caracteriza-se pela aplicação de um questionário que permite avaliar o conhecimento dos Educadores de Infância, do Concelho de Cascais sobre saúde vocal. Após a recolha dos dados, procedeu-se ao tratamento dos dados e à análise estatística dos mesmos. Resultados: As respostas centram-se no “discordo” ou no “concordo”. As Educadoras de Infância apresentam dificuldade em 10 das 50 afirmações aplicadas, desconhecem qual o órgão que produz a voz e a forma como esta é produzida. Desconhecem o impacto negativo de falar baixinho, da utilização das pastilhas para a garganta, do imitar ruídos e vozes, da utilização excessiva da voz e dos factores genéticos na qualidade vocal. É importante referir que nas afirmações sobre andar de saltos altos, falar enquanto se está sentado em cadeiras para crianças e na utilização excessiva de medicamentos é possível verificar que as inquiridas não sabem o que responder, o que demonstra desconhecimento acerca desta temática. Discussão/Conclusão: De uma forma geral estas profissionais apresentam conhecimento generalizado acerca de voz, saúde vocal e alterações vocais. No entanto considera-se pertinente que existam programas de formações e prevenção nesta temática no sentido de esclarecer e consciencializar esta população para as consequências de comportamentos prejudiciais para a voz. |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/794 |
Aparece nas colecções: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
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