Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/794
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Borges, Ana Carina Pedro | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-29T16:22:10Z | - |
dc.date.available | 2013-07-29T16:22:10Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | Borges, Ana Carina Pedro (2010). O conhecimento que os Educadores de Infância possuem sobre saúde vocal . Barcarena : Universidade Atlântica | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/794 | - |
dc.description.abstract | Objectivos: Caracterizar o conhecimento que os Educadores de Infância do Concelho de Cascais possuem acerca de voz, saúde vocal e alterações vocais. Método: Estudo descritivo, por inquérito e transversal. A amostra é não probabilística convencional, constituída por 15 Educadores de Infância (n=15) dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cascais e por isso a amostragem é por conveniência. Este estudo caracteriza-se pela aplicação de um questionário que permite avaliar o conhecimento dos Educadores de Infância, do Concelho de Cascais sobre saúde vocal. Após a recolha dos dados, procedeu-se ao tratamento dos dados e à análise estatística dos mesmos. Resultados: As respostas centram-se no “discordo” ou no “concordo”. As Educadoras de Infância apresentam dificuldade em 10 das 50 afirmações aplicadas, desconhecem qual o órgão que produz a voz e a forma como esta é produzida. Desconhecem o impacto negativo de falar baixinho, da utilização das pastilhas para a garganta, do imitar ruídos e vozes, da utilização excessiva da voz e dos factores genéticos na qualidade vocal. É importante referir que nas afirmações sobre andar de saltos altos, falar enquanto se está sentado em cadeiras para crianças e na utilização excessiva de medicamentos é possível verificar que as inquiridas não sabem o que responder, o que demonstra desconhecimento acerca desta temática. Discussão/Conclusão: De uma forma geral estas profissionais apresentam conhecimento generalizado acerca de voz, saúde vocal e alterações vocais. No entanto considera-se pertinente que existam programas de formações e prevenção nesta temática no sentido de esclarecer e consciencializar esta população para as consequências de comportamentos prejudiciais para a voz. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | Profissionais de voz | pt_PT |
dc.subject | Educadores de infância | pt_PT |
dc.subject | Voz | pt_PT |
dc.subject | Saúde vocal | pt_PT |
dc.subject | Hábitos de saúde vocal | pt_PT |
dc.subject | Abuso vocal | pt_PT |
dc.subject | Alterações vocais | pt_PT |
dc.title | O conhecimento que os Educadores de Infância possuem sobre saúde vocal | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Artigo Científico.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.