Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/791
Título: | Identificação das Barreiras e Facilitadores pelos Técnicos, Relativamente à Comunicação que Estabelecem com as Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo |
Autores: | Cabrito, Andreia Vicente |
Palavras-chave: | Barreiras Facilitadores técnicos Comunicação Crianças com perturbação do espectro do autismo Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade Saúde |
Data: | 2010 |
Citação: | Cabrito, Andreia Vicente (2010). Identificação das Barreiras e Facilitadores pelos Técnicos, Relativamente à Comunicação que Estabelecem com as Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Barcarena : Universidade Atlântica |
Resumo: | Objectivos: Identificar as barreiras e os facilitadores à comunicação estabelecida entre os Técnicos e as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo; descrever as barreiras e os facilitadores à comunicação estabelecida entre os técnicos e as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo por inquérito e transversal. O inquérito por questionário pretende dar resposta aos objectivos do estudo e foi realizado junto de 12 técnicos pertencentes a uma Associação do Concelho de Lisboa e que intervêm junto de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Após a recolha dos dados, procedeu-se à análise estatística e por fim à análise dos respectivos resultados. Resultados: Das 38 afirmações, 6 veiculam informação que foi identificada como barreira à comunicação estabelecida entre os técnicos e as crianças com PEA, e 32 veiculam informação que foi identificada como facilitador à comunicação estabelecida entre os técnicos e as crianças com PEA. As barreiras foram classificadas como moderadas e quase completas e os facilitadores como moderados, quase completos e completos. Discussão/Conclusão: De uma forma geral, os resultados obtidos neste estudo vão de encontro com a literatura. Verificou-se que existe coerência de acordo com a bibliografia e consistência quanto às barreiras e aos facilitadores considerados pelos técnicos relativamente à comunicação que estabelecem com crianças com PEA. |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/791 |
Aparece nas colecções: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Andreia Cabrito.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.