Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/791
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCabrito, Andreia Vicente-
dc.date.accessioned2013-07-29T14:29:23Z-
dc.date.available2013-07-29T14:29:23Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCabrito, Andreia Vicente (2010). Identificação das Barreiras e Facilitadores pelos Técnicos, Relativamente à Comunicação que Estabelecem com as Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Barcarena : Universidade Atlânticapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/791-
dc.description.abstractObjectivos: Identificar as barreiras e os facilitadores à comunicação estabelecida entre os Técnicos e as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo; descrever as barreiras e os facilitadores à comunicação estabelecida entre os técnicos e as crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo por inquérito e transversal. O inquérito por questionário pretende dar resposta aos objectivos do estudo e foi realizado junto de 12 técnicos pertencentes a uma Associação do Concelho de Lisboa e que intervêm junto de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo. Após a recolha dos dados, procedeu-se à análise estatística e por fim à análise dos respectivos resultados. Resultados: Das 38 afirmações, 6 veiculam informação que foi identificada como barreira à comunicação estabelecida entre os técnicos e as crianças com PEA, e 32 veiculam informação que foi identificada como facilitador à comunicação estabelecida entre os técnicos e as crianças com PEA. As barreiras foram classificadas como moderadas e quase completas e os facilitadores como moderados, quase completos e completos. Discussão/Conclusão: De uma forma geral, os resultados obtidos neste estudo vão de encontro com a literatura. Verificou-se que existe coerência de acordo com a bibliografia e consistência quanto às barreiras e aos facilitadores considerados pelos técnicos relativamente à comunicação que estabelecem com crianças com PEA.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectBarreiraspt_PT
dc.subjectFacilitadores técnicospt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectCrianças com perturbação do espectro do autismopt_PT
dc.subjectClassificação Internacional de Funcionalidadept_PT
dc.subjectIncapacidadept_PT
dc.subjectSaúdept_PT
dc.titleIdentificação das Barreiras e Facilitadores pelos Técnicos, Relativamente à Comunicação que Estabelecem com as Crianças com Perturbação do Espectro do Autismopt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Andreia Cabrito.pdf1.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.