Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/700
Título: | Comportamentos de literacia emergente revelados pelos cuidadores de crianças do concelho de Portimão no seu contexto familiar |
Outros títulos: | Emergent Literacy Behaviors Revealed by children’s caregivers in the family context at Portimão |
Autores: | Rodrigues, Inês Ramos, Catarina |
Palavras-chave: | literacia emergente; literacia familiar; ambiente familiar; contextos; comportamentos; actividades; estratégias emergent literacy, family literacy, family environment; contexts, behaviors, activities, strategies |
Data: | 20-Nov-2012 |
Resumo: | A literacia emergente caracteriza-se pelos primeiros sinais de interesse e competências relativas à leitura e escrita e que antecedem a aprendizagem formal das mesmas. Estes sinais e competências podem ser desenvolvidos pelos cuidadores em contexto familiar, sendo permitido à criança explorar e vivenciar experiências de leitura e escrita no seu meio. Este estudo apresenta como objetivos: identificar os contextos dos eventos de literacia emergente e descrever os comportamentos revelados pelos cuidadores de crianças no seu contexto familiar, tal como identificar as atividades realizadas e as estratégias utilizadas por estes no concelho de Portimão. A metodologia baseia-se num estudo não-experimental, descritivo e transversal. A amostra (n=55) é não-probabilística por conveniência e é constituída por cuidadores escolarizados de crianças até aos sete anos de idade que não frequentem o 1º ciclo do ensino básico e frequentem jardins de infância de caráter privado do concelho de Portimão. A recolha de dados foi realizada através de dois instrumentos, designadamente: uma ficha de caracterização sociodemográfica e um questionário a ser preenchido com a escala psicométrica ‘Escala tipo de Likert’. Os dados foram analisados através do software ‘Statistical Package for the Social Sciences’. Resultados: os cuidadores proporcionam às crianças diversas oportunidades de observar práticas de literacia principalmente no que se refere a práticas de vida diária, de comunicação interpessoal e de trabalho, tal como valorizam os comportamentos destas perante a leitura e escrita. De modo a otimizar estas competências são realizadas atividades que envolvam as crianças, sendo utilizadas estratégias que otimizem o desempenho destas. Discussão/Conclusões: De acordo com os resultados obtidos constatou-se que os cuidadores são elementos ativos nos eventos de literacia criando oportunidades de aprendizagens de leitura e escrita, reconhecendo e valorizando as atitudes das crianças perante a leitura e escrita, realizando atividades promotoras de leitura e escrita e utilizando estratégias que otimizem o desenvolvimento destas competências. No entanto, existe a necessidade de uma maior exploração das estratégias utilizadas. |
Descrição: | Monografia em formato de artigo científico |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/700 |
Aparece nas colecções: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_Rodrigues e Ramos_Comportamentos de literacia emergente revelados pelos cuidadores de crianças do concelho de Portimão no seu contexto familiar.pdf | 857.69 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.