Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.12253/700
Título: Comportamentos de literacia emergente revelados pelos cuidadores de crianças do concelho de Portimão no seu contexto familiar
Outros títulos: Emergent Literacy Behaviors Revealed by children’s caregivers in the family context at Portimão
Autores: Rodrigues, Inês
Ramos, Catarina
Palavras-chave: literacia emergente; literacia familiar; ambiente familiar; contextos; comportamentos; actividades; estratégias
emergent literacy, family literacy, family environment; contexts, behaviors, activities, strategies
Data: 20-Nov-2012
Resumo: A literacia emergente caracteriza-se pelos primeiros sinais de interesse e competências relativas à leitura e escrita e que antecedem a aprendizagem formal das mesmas. Estes sinais e competências podem ser desenvolvidos pelos cuidadores em contexto familiar, sendo permitido à criança explorar e vivenciar experiências de leitura e escrita no seu meio. Este estudo apresenta como objetivos: identificar os contextos dos eventos de literacia emergente e descrever os comportamentos revelados pelos cuidadores de crianças no seu contexto familiar, tal como identificar as atividades realizadas e as estratégias utilizadas por estes no concelho de Portimão. A metodologia baseia-se num estudo não-experimental, descritivo e transversal. A amostra (n=55) é não-probabilística por conveniência e é constituída por cuidadores escolarizados de crianças até aos sete anos de idade que não frequentem o 1º ciclo do ensino básico e frequentem jardins de infância de caráter privado do concelho de Portimão. A recolha de dados foi realizada através de dois instrumentos, designadamente: uma ficha de caracterização sociodemográfica e um questionário a ser preenchido com a escala psicométrica ‘Escala tipo de Likert’. Os dados foram analisados através do software ‘Statistical Package for the Social Sciences’. Resultados: os cuidadores proporcionam às crianças diversas oportunidades de observar práticas de literacia principalmente no que se refere a práticas de vida diária, de comunicação interpessoal e de trabalho, tal como valorizam os comportamentos destas perante a leitura e escrita. De modo a otimizar estas competências são realizadas atividades que envolvam as crianças, sendo utilizadas estratégias que otimizem o desempenho destas. Discussão/Conclusões: De acordo com os resultados obtidos constatou-se que os cuidadores são elementos ativos nos eventos de literacia criando oportunidades de aprendizagens de leitura e escrita, reconhecendo e valorizando as atitudes das crianças perante a leitura e escrita, realizando atividades promotoras de leitura e escrita e utilizando estratégias que otimizem o desenvolvimento destas competências. No entanto, existe a necessidade de uma maior exploração das estratégias utilizadas.
Descrição: Monografia em formato de artigo científico
URI: http://hdl.handle.net/10884/700
Aparece nas colecções:A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura



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