Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/700
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Inês | - |
dc.contributor.author | Ramos, Catarina | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-20T19:33:15Z | - |
dc.date.available | 2012-11-20T19:33:15Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/700 | - |
dc.description | Monografia em formato de artigo científico | pt_PT |
dc.description.abstract | A literacia emergente caracteriza-se pelos primeiros sinais de interesse e competências relativas à leitura e escrita e que antecedem a aprendizagem formal das mesmas. Estes sinais e competências podem ser desenvolvidos pelos cuidadores em contexto familiar, sendo permitido à criança explorar e vivenciar experiências de leitura e escrita no seu meio. Este estudo apresenta como objetivos: identificar os contextos dos eventos de literacia emergente e descrever os comportamentos revelados pelos cuidadores de crianças no seu contexto familiar, tal como identificar as atividades realizadas e as estratégias utilizadas por estes no concelho de Portimão. A metodologia baseia-se num estudo não-experimental, descritivo e transversal. A amostra (n=55) é não-probabilística por conveniência e é constituída por cuidadores escolarizados de crianças até aos sete anos de idade que não frequentem o 1º ciclo do ensino básico e frequentem jardins de infância de caráter privado do concelho de Portimão. A recolha de dados foi realizada através de dois instrumentos, designadamente: uma ficha de caracterização sociodemográfica e um questionário a ser preenchido com a escala psicométrica ‘Escala tipo de Likert’. Os dados foram analisados através do software ‘Statistical Package for the Social Sciences’. Resultados: os cuidadores proporcionam às crianças diversas oportunidades de observar práticas de literacia principalmente no que se refere a práticas de vida diária, de comunicação interpessoal e de trabalho, tal como valorizam os comportamentos destas perante a leitura e escrita. De modo a otimizar estas competências são realizadas atividades que envolvam as crianças, sendo utilizadas estratégias que otimizem o desempenho destas. Discussão/Conclusões: De acordo com os resultados obtidos constatou-se que os cuidadores são elementos ativos nos eventos de literacia criando oportunidades de aprendizagens de leitura e escrita, reconhecendo e valorizando as atitudes das crianças perante a leitura e escrita, realizando atividades promotoras de leitura e escrita e utilizando estratégias que otimizem o desenvolvimento destas competências. No entanto, existe a necessidade de uma maior exploração das estratégias utilizadas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | literacia emergente; literacia familiar; ambiente familiar; contextos; comportamentos; actividades; estratégias | pt_PT |
dc.subject | emergent literacy, family literacy, family environment; contexts, behaviors, activities, strategies | pt_PT |
dc.title | Comportamentos de literacia emergente revelados pelos cuidadores de crianças do concelho de Portimão no seu contexto familiar | pt_PT |
dc.title.alternative | Emergent Literacy Behaviors Revealed by children’s caregivers in the family context at Portimão | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_Rodrigues e Ramos_Comportamentos de literacia emergente revelados pelos cuidadores de crianças do concelho de Portimão no seu contexto familiar.pdf | 857.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.