Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/456
Título: | Comportamentos de Literacia Emergente no Contexto Familiar das Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo |
Outros títulos: | Emergent Literacy Behaviors in the Context of Children with Autism Spectrum Disorders |
Autores: | Pereira, Ana Teresa Ramos, Catarina |
Palavras-chave: | Contexto Familiar; Comportamentos de Literacia Emergente; Estratégias e P.E.A. Familiar Context; Emergent Literacy Behaviors; Strategies and A.S.D.. |
Data: | 5-Mar-2012 |
Resumo: | Os eventos que promovem a emergência da literacia ocorrem especialmente em casa. Estes eventos são ricos em permutas comunicacionais que permitem à criança vivenciar e explorar os momentos/materiais e desenvolver novas competências linguístico-comunicacionais - características que estão frequentemente alteradas na Perturbação do Espectro do Autismo (P.E.A.). Assim, para a presente investigação traçaram-se os seguintes objectivos: 1) identificar os contextos funcionais dos eventos de literacia emergente com as crianças com P.E.A. no meio familiar; 2) descrever os comportamentos de literacia emergente que os cuidadores revelam perante as crianças com P.E.A. no meio familiar e 3) identificar as estratégias utilizadas pelos cuidadores nos eventos de literacia. Como metodologias: foi efectuado um estudo não experimental, descritivo e transversal cuja amostra foi não probabilística por conveniência (n=12), sendo constituída por cuidadores de crianças com P.E.A. que têm até 7 anos e que não frequentam o 1º ciclo do ensino básico. Para recolher informação foram elaborados 2 instrumentos, uma ficha de caracterização sociodemográfica e um questionário. Resultados/conclusões: Apesar dos familiares não fornecerem com regularidade oportunidades de observação dos seus momentos de literacia, detectou-se que começam a ler cada vez mais cedo para as suas crianças e disponibilizam espaço, tempo e muitos materiais para a sua exploração. Nos momentos de emergência da literacia, os familiares não recorreram frequentemente a estratégias que potenciassem estes momentos. |
Descrição: | Monografia em formato de artigo científico |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/456 |
Aparece nas colecções: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Revista.pdf | 2.35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.