Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/456
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Ana Teresa | - |
dc.contributor.author | Ramos, Catarina | - |
dc.date.accessioned | 2012-03-05T12:16:56Z | - |
dc.date.available | 2012-03-05T12:16:56Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/456 | - |
dc.description | Monografia em formato de artigo científico | pt_PT |
dc.description.abstract | Os eventos que promovem a emergência da literacia ocorrem especialmente em casa. Estes eventos são ricos em permutas comunicacionais que permitem à criança vivenciar e explorar os momentos/materiais e desenvolver novas competências linguístico-comunicacionais - características que estão frequentemente alteradas na Perturbação do Espectro do Autismo (P.E.A.). Assim, para a presente investigação traçaram-se os seguintes objectivos: 1) identificar os contextos funcionais dos eventos de literacia emergente com as crianças com P.E.A. no meio familiar; 2) descrever os comportamentos de literacia emergente que os cuidadores revelam perante as crianças com P.E.A. no meio familiar e 3) identificar as estratégias utilizadas pelos cuidadores nos eventos de literacia. Como metodologias: foi efectuado um estudo não experimental, descritivo e transversal cuja amostra foi não probabilística por conveniência (n=12), sendo constituída por cuidadores de crianças com P.E.A. que têm até 7 anos e que não frequentam o 1º ciclo do ensino básico. Para recolher informação foram elaborados 2 instrumentos, uma ficha de caracterização sociodemográfica e um questionário. Resultados/conclusões: Apesar dos familiares não fornecerem com regularidade oportunidades de observação dos seus momentos de literacia, detectou-se que começam a ler cada vez mais cedo para as suas crianças e disponibilizam espaço, tempo e muitos materiais para a sua exploração. Nos momentos de emergência da literacia, os familiares não recorreram frequentemente a estratégias que potenciassem estes momentos. | pt_PT |
dc.language | por | - |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | Contexto Familiar; Comportamentos de Literacia Emergente; Estratégias e P.E.A. | pt_PT |
dc.subject | Familiar Context; Emergent Literacy Behaviors; Strategies and A.S.D.. | pt_PT |
dc.title | Comportamentos de Literacia Emergente no Contexto Familiar das Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo | pt_PT |
dc.title.alternative | Emergent Literacy Behaviors in the Context of Children with Autism Spectrum Disorders | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | - |
Appears in Collections: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Revista.pdf | 2.35 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.