Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Ana Teresa-
dc.contributor.authorRamos, Catarina-
dc.date.accessioned2012-03-05T12:16:56Z-
dc.date.available2012-03-05T12:16:56Z-
dc.date.issued2012-03-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/456-
dc.descriptionMonografia em formato de artigo científicopt_PT
dc.description.abstractOs eventos que promovem a emergência da literacia ocorrem especialmente em casa. Estes eventos são ricos em permutas comunicacionais que permitem à criança vivenciar e explorar os momentos/materiais e desenvolver novas competências linguístico-comunicacionais - características que estão frequentemente alteradas na Perturbação do Espectro do Autismo (P.E.A.). Assim, para a presente investigação traçaram-se os seguintes objectivos: 1) identificar os contextos funcionais dos eventos de literacia emergente com as crianças com P.E.A. no meio familiar; 2) descrever os comportamentos de literacia emergente que os cuidadores revelam perante as crianças com P.E.A. no meio familiar e 3) identificar as estratégias utilizadas pelos cuidadores nos eventos de literacia. Como metodologias: foi efectuado um estudo não experimental, descritivo e transversal cuja amostra foi não probabilística por conveniência (n=12), sendo constituída por cuidadores de crianças com P.E.A. que têm até 7 anos e que não frequentam o 1º ciclo do ensino básico. Para recolher informação foram elaborados 2 instrumentos, uma ficha de caracterização sociodemográfica e um questionário. Resultados/conclusões: Apesar dos familiares não fornecerem com regularidade oportunidades de observação dos seus momentos de literacia, detectou-se que começam a ler cada vez mais cedo para as suas crianças e disponibilizam espaço, tempo e muitos materiais para a sua exploração. Nos momentos de emergência da literacia, os familiares não recorreram frequentemente a estratégias que potenciassem estes momentos.pt_PT
dc.languagepor-
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectContexto Familiar; Comportamentos de Literacia Emergente; Estratégias e P.E.A.pt_PT
dc.subjectFamiliar Context; Emergent Literacy Behaviors; Strategies and A.S.D..pt_PT
dc.titleComportamentos de Literacia Emergente no Contexto Familiar das Crianças com Perturbação do Espectro do Autismopt_PT
dc.title.alternativeEmergent Literacy Behaviors in the Context of Children with Autism Spectrum Disorderspt_PT
dc.typebachelorThesis-
Appears in Collections:A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Revista.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.