Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.12253/443
Título: Acquisition de la structure syllabique en contexte de bilinguisme simultané portugais-français
Autores: Almeida, Letícia
Palavras-chave: bilingualism, language acquisition, phonology, language production, interlinguistic influence
Data: 3-Mar-2012
Resumo: Esta dissertação debruça-se sobre o desenvolvimento da estrutura silábica por uma criança bilingue simultânea em português e francês, seguida longitudinalmente a partir das suas primeiras produções linguísticas até aos 3 anos e dez meses. Um dos principais resultados é que desenvolvimentos autónomos e interdependentes coexistem durante o desenvolvimento da fonologia de ambas as línguas. Outro resultado pertinente é que as influências interlinguísticas atestadas ocorrem em domínios gramaticais específicos. Por último, um resultado crucial diz respeito aos fatores que determinam as interações atestadas. Estas não podem ser explicadas nem por uma eventual língua dominante nem pela complexidade das estruturas linguísticas. Propõe-se portanto que um fator determinante consiste na ambiguidade presente no input que a criança recebe.
URI: http://hdl.handle.net/10884/443
Aparece nas colecções:A CS/TF - Teses de Doutoramento

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