Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1333
Título: Avaliação da qualidade de vida em estudantes do curso de licenciatura em enfermagem
Autores: Firmino, C. F
Sousa, L.M.M.
Antunes, A. Vanessa
Valentim, O. S.
Marques, F. M.
Simões, C.
Palavras-chave: Estudantes de enfermagem
Qualidade de vida
Nursing students
Quality of live
Data: Ago-2018
Editora: https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/33309-qualidade-de-vida-e-saude-em-uma-perspectiva-interdisciplinar-volume-4
Citação: Firmino, C.F., ,L.M.M., Antunes, A.V., Valentim, O.S., Marques, F.M. & Simões, C. (2018). Avaliação da qualidade de vida em estudantes do curso de licenciatura em enfermagem. In Ramon Missias-Moreira; Luís Manuel Mota Sousa (Eds) Qualidade de vida e saúde em uma perspectiva Interdisciplinar volume 4. (pp13-26) Curitiba: Editora CRV. ISBN: 9788544426388
Resumo: Objetivo: avaliar a QV dos estudantes de enfermagem em escolas superiores de enfermagem portuguesas. Método: estudo descritivo, transversal. A amostra deste estudo foi composta por 204 estudantes de ambos os sexos, matriculados nos 4 anos do curso de licenciatura em enfermagem. Recorreu-se ao instrumento SF-36 v2 para medição da qualidade de vida. Resultados: Os domínios da QV com maior pontuação foram a função física e desempenho físico. As pontuações mais baixas foram encontradas na vitalidade e saúde mental. A componente física da QV está sobretudo associada a níveis mais elevados de desempenho físico e função física. Uma pontuação mais elevada na componente mental da QV está associada a níveis mais elevados de saúde mental, desempenho emocional, vitalidade e função social. Os estudantes mais novos apresentaram uma pontuação mais alta na função física. Os estudantes casados apresentaram maior pontuação no domínio do desempenho emocional. Os estudantes sem filhos apresentam uma maior pontuação na componente física. Os estudantes do primeiro e terceiro anos apresentaram uma pontuação mais elevada na função social. Os estudantes que se deslocavam menos de 5 km para chegar à escola tinham uma pontuação mais elevada na função física. O consumo de tabaco afeta o domínio da saúde em geral. Conclusões: Os resultados deste estudo sugerem, para quem investiga, a necessidade de dar uma maior atenção à QV dos estudantes, principalmente no domínio da vitalidade e saúde mental.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1333
ISSN: 9788544426388
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