Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/806
Title: A aquisição das consoantes do Português Europeu, em crianças com 3 anos, do distrito de Lisboa
Authors: Sousa, Cátia da Conceição da Silva
Keywords: Fonologia
Desenvolvimento fonológico
Ataque simples
Consoantes do português europeu
Posição
Acento
Issue Date: 2013
Citation: Sousa, Cátia da Conceição da Silva (2013). A aquisição das consoantes do Português Europeu, em crianças com 3 anos, do distrito de Lisboa. Barcarena : Universidade Atlântica
Abstract: O Português Europeu, admite dezanove consoantes em ataque simples na posição inicial de palavra e dezasseis em posição medial. As consoantes podem ser organizadas em função do modo de articulação (oclusivas, fricativas, nasais e líquidas), ponto de articulação (labial, coronal e dorsal) e vozeamento (vozeada e não vozeada). Objetivos: Identificar quais as consoantes adquiridas por crianças com 3 anos de idade, que variáveis fonológicas influenciam a aquisição das consoantes e identificar as estratégias de reconstrução, nas consoantes em fase de aquisição. Método: estudo exploratório-descritivo e transversal. Amostra não probabilística por conveniência, constituída por 10 crianças com 3 anos de idade que frequentam o ensino pré-escolar do distrito de Lisboa, que têm o Português Europeu (PE) como língua materna e que sejam monolingues. Os instrumentos utilizados foram: um Questionário Sociodemográfico (Sousa e Almeida, 2013) e uma Bateria de Avaliação das consoantes do Português Europeu (Sousa e Almeida, 2013) adaptado de Silva e Almeida, 2011). Resultados: Verificou-se que as crianças com 3 anos, têm todas as consoantes adquiridas, exceto [l] [ʎ] e [ɾ] que ainda estão em vias de aquisição. Tanto a posição do segmento na palavra como a posição do acento, podem ser variáveis fonológicas que influenciam a aquisição de alguns segmentos do PE; e que as estratégias de reconstrução foram maioritariamente de substituição e omissão. Discussão/Conclusão: os resultados obtidos parecem ir de encontro aos estudos existentes para o Português Europeu e o Português do Brasil.
URI: http://hdl.handle.net/10884/806
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