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http://hdl.handle.net/20.500.12253/806
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Sousa, Cátia da Conceição da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-27T16:39:29Z | - |
dc.date.available | 2013-08-27T16:39:29Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Sousa, Cátia da Conceição da Silva (2013). A aquisição das consoantes do Português Europeu, em crianças com 3 anos, do distrito de Lisboa. Barcarena : Universidade Atlântica | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/806 | - |
dc.description.abstract | O Português Europeu, admite dezanove consoantes em ataque simples na posição inicial de palavra e dezasseis em posição medial. As consoantes podem ser organizadas em função do modo de articulação (oclusivas, fricativas, nasais e líquidas), ponto de articulação (labial, coronal e dorsal) e vozeamento (vozeada e não vozeada). Objetivos: Identificar quais as consoantes adquiridas por crianças com 3 anos de idade, que variáveis fonológicas influenciam a aquisição das consoantes e identificar as estratégias de reconstrução, nas consoantes em fase de aquisição. Método: estudo exploratório-descritivo e transversal. Amostra não probabilística por conveniência, constituída por 10 crianças com 3 anos de idade que frequentam o ensino pré-escolar do distrito de Lisboa, que têm o Português Europeu (PE) como língua materna e que sejam monolingues. Os instrumentos utilizados foram: um Questionário Sociodemográfico (Sousa e Almeida, 2013) e uma Bateria de Avaliação das consoantes do Português Europeu (Sousa e Almeida, 2013) adaptado de Silva e Almeida, 2011). Resultados: Verificou-se que as crianças com 3 anos, têm todas as consoantes adquiridas, exceto [l] [ʎ] e [ɾ] que ainda estão em vias de aquisição. Tanto a posição do segmento na palavra como a posição do acento, podem ser variáveis fonológicas que influenciam a aquisição de alguns segmentos do PE; e que as estratégias de reconstrução foram maioritariamente de substituição e omissão. Discussão/Conclusão: os resultados obtidos parecem ir de encontro aos estudos existentes para o Português Europeu e o Português do Brasil. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | Fonologia | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento fonológico | pt_PT |
dc.subject | Ataque simples | pt_PT |
dc.subject | Consoantes do português europeu | pt_PT |
dc.subject | Posição | pt_PT |
dc.subject | Acento | pt_PT |
dc.title | A aquisição das consoantes do Português Europeu, em crianças com 3 anos, do distrito de Lisboa | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
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Relatório de Investigação - Cátia Sousa - Versão Corrigida.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | View/Open |
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