Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/797| Title: | O conhecimento sobre Voz das Assistentes da Acção Educativa |
| Authors: | Ruivo, Diana Rita Borges |
| Keywords: | Voz Saúde vocal Abuso vocal Alterações vocais Assistentes da acção educativa Profissionais da voz Terapia da fala Prevenção |
| Issue Date: | 2010 |
| Citation: | Ruivo, Diana Rita Borges (2010). O conhecimento sobre Voz das Assistentes da Acção Educativa. Barcarena : Universidade atlântica |
| Abstract: | A voz é o meio pelo qual atingimos o outro e estabelecemos comunicação interpessoal, sendo uma extensão da nossa personalidade que se modifica de acordo com a situação e o contexto, reflectindo a boa saúde vocal. Objectivos: Caracterizar o conhecimento das Assistentes da Acção Educativa sobre voz, saúde vocal e alterações vocais. Métodos: Estudo descritivo, transversal e por inquérito que se caracteriza pela aplicação de um questionário com 50 afirmações a 20 Assistentes da Acção Educativa do Concelho de Cascais. A análise dos dados consiste na análise descritiva da amostra e dos seus conhecimentos sobre voz, saúde vocal e alterações vocais, através do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 17.0. Resultados: A maioria das respostas centra-se no “discordo” ou “concordo” demonstrando que não têm conhecimentos concretos das temáticas. Discussão/Conclusões: No geral têm conhecimentos sobre voz, saúde vocal e alterações vocais. Não têm conhecimento que é necessário inspirar antes de falar e que a utilização de uma intensidade baixa, a utilização de pastilhas para a dor de garganta, imitar ruídos e vozes, andar de saltos altos e o uso excessivo de medicamentos prejudicam a voz. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10884/797 |
| Appears in Collections: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Diana Ruivo n.º 200691413.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.