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http://hdl.handle.net/20.500.12253/1556| Título: | Literacia em Saúde em Comunidades Vulneráveis |
| Outros títulos: | O papel do enfermeiro especialista em Saúde Comunitária : O papel do enfermeiro especialista em Saúde Comunitária. Barcarena: Essatla - Escola Superior de Saúde Atlântica |
| Autores: | Pereira, Sara Filipa Costa |
| Palavras-chave: | Literacia em Saúde Enfermagem em Saúde Comunitária Promoção da saúde Saúde de Migrantes |
| Data: | Mai-2025 |
| Editora: | Essatla - Escola Superior de Saúde Atlântica |
| Citação: | Pereira, Sara Filipa Costa (2025). Literacia em Saúde em Comunidades Vulneráveis : O papel do enfermeiro especialista em Saúde Comunitária. Barcarena. Essatla - Escola Superior de saúde Atlântica |
| Resumo: | O aumento dos fluxos migratórios, embora não constitua um fenómeno recente, tem gerado múltiplos desafios, especialmente no domínio da saúde, afetando de forma significativa as populações migrantes, consideradas vulneráveis. A literacia em saúde, enquanto determinante dinâmico e multidimensional, assume um papel crucial na redução das desigualdades em saúde e na promoção do bem-estar destas comunidades, exigindo uma avaliação contextualizada e intervenções ajustadas. O projeto de intervenção, desenvolvido após um alinhamento das prioridades locais e nacionais, teve como objetivo identificar os níveis de literacia em saúde (LS) e de vacinação de uma comunidade migrante da Área Metropolitana de Lisboa, de modo a reconhecer as áreas de maior carência e necessidade de intervenção, e a desenvolver estratégias com vista à obtenção de ganhos em saúde para esta população. Para tal, foi realizada uma revisão narrativa da literatura e aplicados os questionários HLS19-Q12-PT e HLS19-VAC, recorrendo-se à análise estatística descritiva e inferencial dos respetivos resultados, através do software IBM SPSS Statistics 25. Para além da Metodologia de Planeamento em Saúde de Imperatori e Giraldes, o projeto ancorou-se no Modelo Conceptual de Literacia em Saúde de Sørensen et al. e no Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Os resultados obtidos, com base numa amostra de 30 migrantes, indicam níveis de LS e de literacia em vacinação predominantemente inadequados ou problemáticos. Em resposta aos diagnósticos de enfermagem identificados, foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária, assente em estratégias de educação para a saúde, e com foco nas áreas identificadas como prioritárias: acesso aos serviços, promoção da saúde, prevenção da doença e vacinação. A elaboração deste projeto permitiu o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública, reforçando o papel fundamental destes profissionais na criação de intervenções estruturadas, adaptadas e dirigidas aos grupos mais vulneráveis. |
| URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1556 |
| Aparece nas colecções: | E CS/ENF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Tese_SaraPereira_FINAL.pdf | 3.92 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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