Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1556
Título: Literacia em Saúde em Comunidades Vulneráveis
Outros títulos: O papel do enfermeiro especialista em Saúde Comunitária : O papel do enfermeiro especialista em Saúde Comunitária. Barcarena: Essatla - Escola Superior de Saúde Atlântica
Autores: Pereira, Sara Filipa Costa
Palavras-chave: Literacia em Saúde
Enfermagem em Saúde Comunitária
Promoção da saúde
Saúde de Migrantes
Data: Mai-2025
Editora: Essatla - Escola Superior de Saúde Atlântica
Citação: Pereira, Sara Filipa Costa (2025). Literacia em Saúde em Comunidades Vulneráveis : O papel do enfermeiro especialista em Saúde Comunitária. Barcarena. Essatla - Escola Superior de saúde Atlântica
Resumo: O aumento dos fluxos migratórios, embora não constitua um fenómeno recente, tem gerado múltiplos desafios, especialmente no domínio da saúde, afetando de forma significativa as populações migrantes, consideradas vulneráveis. A literacia em saúde, enquanto determinante dinâmico e multidimensional, assume um papel crucial na redução das desigualdades em saúde e na promoção do bem-estar destas comunidades, exigindo uma avaliação contextualizada e intervenções ajustadas. O projeto de intervenção, desenvolvido após um alinhamento das prioridades locais e nacionais, teve como objetivo identificar os níveis de literacia em saúde (LS) e de vacinação de uma comunidade migrante da Área Metropolitana de Lisboa, de modo a reconhecer as áreas de maior carência e necessidade de intervenção, e a desenvolver estratégias com vista à obtenção de ganhos em saúde para esta população. Para tal, foi realizada uma revisão narrativa da literatura e aplicados os questionários HLS19-Q12-PT e HLS19-VAC, recorrendo-se à análise estatística descritiva e inferencial dos respetivos resultados, através do software IBM SPSS Statistics 25. Para além da Metodologia de Planeamento em Saúde de Imperatori e Giraldes, o projeto ancorou-se no Modelo Conceptual de Literacia em Saúde de Sørensen et al. e no Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender. Os resultados obtidos, com base numa amostra de 30 migrantes, indicam níveis de LS e de literacia em vacinação predominantemente inadequados ou problemáticos. Em resposta aos diagnósticos de enfermagem identificados, foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária, assente em estratégias de educação para a saúde, e com foco nas áreas identificadas como prioritárias: acesso aos serviços, promoção da saúde, prevenção da doença e vacinação. A elaboração deste projeto permitiu o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública, reforçando o papel fundamental destes profissionais na criação de intervenções estruturadas, adaptadas e dirigidas aos grupos mais vulneráveis.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1556
Aparece nas colecções:E CS/ENF - Teses de Mestrado

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