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http://hdl.handle.net/20.500.12253/1541
Título: | Promoção da saúde ocupacional em meio escolar: uma intervenção da enfermagem comunitária nos riscos psicossociais |
Autores: | Matias, Sandrine Elisabeth Mendes |
Palavras-chave: | Enfermagem de saúde comunitária Enfermagem de saúde pública Saúde ocupacional Saúde mental Intervenção psicossocial |
Data: | Mai-2025 |
Editora: | Essatla - Escola Superior de Saúde Atlântica |
Citação: | Matias, Sandrine Elisabeth Mendes (2025). Promoção da saúde ocupacional em meio escolar: uma intervenção da enfermagem comunitária nos riscos psicossociais. Barcarena: Essatla - Escola superior de Saúde Atlântica |
Resumo: | Introdução: as alterações ocorridas, ao longo dos anos na organização e gestão do trabalho, têm originado um aumento das exigências laborais. A exposição a essas exigências e outros riscos de natureza psicossocial pode originar stresse, prejudicar a saúde dos trabalhadores e culminar na redução da capacidade de trabalhar. Considerando o Plano Nacional de Saúde, que determina os riscos ocupacionais e a gestão de stresse como determinantes em saúde e os transtornos mentais como problemática de elevada magnitude, desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária junto dos trabalhadores de uma escola. Deste modo, o objetivo geral definido para o presente trabalho foi promover a saúde ocupacional numa escola da área metropolitana de Lisboa. Metodologia: o projeto seguiu a metodologia do Planeamento em Saúde e o referencial teórico do Modelo de Sistemas de Betty Neuman. O diagnóstico de situação adveio dos dados colhidos graças a um questionário sociodemográfico e ao Copenhagen Psychosocial Questionnaire III. Os participantes foram selecionados através de amostragem por conveniência. O projeto foi desenvolvido numa Unidade de Saúde Pública e numa Unidade de Cuidados à Comunidade, entre maio e dezembro de 2024. Resultados: a análise dos dados permitiu estabelecer correlações entre variáveis, identificar os fatores de riscos psicossociais, estabelecer o diagnóstico de situação e definir prioridades. Considerando a priorização efetuada, o projeto visou a intervenção nos domínios psicossociais das exigências laborais, da organização do trabalho, das relações sociais e liderança, e da saúde e bem-estar. Conclusão: após avaliação e reflexão do percurso de estágio, concluiu-se que o projeto contribuiu para a promoção da saúde ocupacional dos trabalhadores da escola. O projeto, aliado aos contextos dos locais de estágio, permitiu desenvolver e adquirir as competências de mestre e de Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1541 |
Aparece nas colecções: | E CS/ENF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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