Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1541
Title: Promoção da saúde ocupacional em meio escolar: uma intervenção da enfermagem comunitária nos riscos psicossociais
Authors: Matias, Sandrine Elisabeth Mendes
Keywords: Enfermagem de saúde comunitária
Enfermagem de saúde pública
Saúde ocupacional
Saúde mental
Intervenção psicossocial
Issue Date: May-2025
Publisher: Essatla - Escola Superior de Saúde Atlântica
Citation: Matias, Sandrine Elisabeth Mendes (2025). Promoção da saúde ocupacional em meio escolar: uma intervenção da enfermagem comunitária nos riscos psicossociais. Barcarena: Essatla - Escola superior de Saúde Atlântica
Abstract: Introdução: as alterações ocorridas, ao longo dos anos na organização e gestão do trabalho, têm originado um aumento das exigências laborais. A exposição a essas exigências e outros riscos de natureza psicossocial pode originar stresse, prejudicar a saúde dos trabalhadores e culminar na redução da capacidade de trabalhar. Considerando o Plano Nacional de Saúde, que determina os riscos ocupacionais e a gestão de stresse como determinantes em saúde e os transtornos mentais como problemática de elevada magnitude, desenvolveu-se um projeto de intervenção comunitária junto dos trabalhadores de uma escola. Deste modo, o objetivo geral definido para o presente trabalho foi promover a saúde ocupacional numa escola da área metropolitana de Lisboa. Metodologia: o projeto seguiu a metodologia do Planeamento em Saúde e o referencial teórico do Modelo de Sistemas de Betty Neuman. O diagnóstico de situação adveio dos dados colhidos graças a um questionário sociodemográfico e ao Copenhagen Psychosocial Questionnaire III. Os participantes foram selecionados através de amostragem por conveniência. O projeto foi desenvolvido numa Unidade de Saúde Pública e numa Unidade de Cuidados à Comunidade, entre maio e dezembro de 2024. Resultados: a análise dos dados permitiu estabelecer correlações entre variáveis, identificar os fatores de riscos psicossociais, estabelecer o diagnóstico de situação e definir prioridades. Considerando a priorização efetuada, o projeto visou a intervenção nos domínios psicossociais das exigências laborais, da organização do trabalho, das relações sociais e liderança, e da saúde e bem-estar. Conclusão: após avaliação e reflexão do percurso de estágio, concluiu-se que o projeto contribuiu para a promoção da saúde ocupacional dos trabalhadores da escola. O projeto, aliado aos contextos dos locais de estágio, permitiu desenvolver e adquirir as competências de mestre e de Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1541
Appears in Collections:E CS/ENF - Teses de Mestrado

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