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Título: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na Promoção da Independência da Pessoa com Lesão Vertebro Medular
Autores: Santos, João Paulo Soares
Palavras-chave: Enfermagem de reabilitação
Lesão vértebro medular
Independência
Actividades da vida diária
Data: Mar-2024
Editora: Escola Superior de Saúde Atlântica
Citação: Santos, João P. S. (2024). Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na Promoção da Independência da Pessoa com Lesão Vertebro Medular. Barcarena: Escola Superior de Saúde Atlântica
Resumo: Enquadramento: No contexto do 1º Mestrado em Enfermagem de Reabilitação, foi elaborado o relatório de Estágio Profissionalizante, com foco na intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) no cliente com Lesão Vertebro Medular (LVM). Esta é uma situação catastrófica que induz alterações significativas nas condições de vida, com compromisso do controlo motor e sensitivo. Provoca diminuição da capacidade funcional, perda de independência e reduz a qualidade de vida. A intervenção do EEER na promoção da independência da pessoa com LVM tem como objetivo principal maximizar a sua independência, a funcionalidade, o bem-estar e a satisfação, promovendo a melhoria da qualidade de vida. Objetivos: Descrever as atividades desenvolvidas durante os períodos de estágio e realizar a análise do processo de aquisição e desenvolvimento das competências de Enfermeiro Especialista (EE), de EEER e de Mestre. Suportar e fundamentar teoricamente a intervenção do EEER. Metodologia: Para a fundamentação teórica do tema foi realizada uma pesquisa bibliográfica e revisão narrativa nas plataformas Google Académico e EBSCOhost, através das bases de dados MEDLINE e CINAHL, trabalhos publicados na Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação e diversos trabalhos de investigação. Foi utilizada a metodologia de relato de caso e as intervenções de enfermagem fundamentadas pela Teoria das Transições e Teoria do Défice de Autocuidado. Para análise do desenvolvimento e aquisição de competências foi utilizada a metodologia de análise reflexiva. Resultados: Ao longo do período de estágio foi possível mobilizar, aprofundar e consolidar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos e aplicá-los na prática clínica. Foram atingidas as competências comuns do EE, as específicas do EEER e as de Mestre. Conclusão: O EEER tem uma atuação preeminente na educação, promoção da saúde e gestão de cuidados, contribuindo para capacitar a pessoa para a realização de Atividades de Vida Diária (AVD), através da maximização das suas capacidades, o que resulta em promoção da independência e da autonomia.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1524
Outros identificadores: 203749669
Aparece nas colecções:E CS/ENF - Teses de Mestrado

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