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http://hdl.handle.net/20.500.12253/1524
Title: | Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na Promoção da Independência da Pessoa com Lesão Vertebro Medular |
Authors: | Santos, João Paulo Soares |
Keywords: | Enfermagem de reabilitação Lesão vértebro medular Independência Actividades da vida diária |
Issue Date: | Mar-2024 |
Publisher: | Escola Superior de Saúde Atlântica |
Citation: | Santos, João P. S. (2024). Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na Promoção da Independência da Pessoa com Lesão Vertebro Medular. Barcarena: Escola Superior de Saúde Atlântica |
Abstract: | Enquadramento: No contexto do 1º Mestrado em Enfermagem de Reabilitação, foi elaborado o relatório de Estágio Profissionalizante, com foco na intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) no cliente com Lesão Vertebro Medular (LVM). Esta é uma situação catastrófica que induz alterações significativas nas condições de vida, com compromisso do controlo motor e sensitivo. Provoca diminuição da capacidade funcional, perda de independência e reduz a qualidade de vida. A intervenção do EEER na promoção da independência da pessoa com LVM tem como objetivo principal maximizar a sua independência, a funcionalidade, o bem-estar e a satisfação, promovendo a melhoria da qualidade de vida. Objetivos: Descrever as atividades desenvolvidas durante os períodos de estágio e realizar a análise do processo de aquisição e desenvolvimento das competências de Enfermeiro Especialista (EE), de EEER e de Mestre. Suportar e fundamentar teoricamente a intervenção do EEER. Metodologia: Para a fundamentação teórica do tema foi realizada uma pesquisa bibliográfica e revisão narrativa nas plataformas Google Académico e EBSCOhost, através das bases de dados MEDLINE e CINAHL, trabalhos publicados na Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação e diversos trabalhos de investigação. Foi utilizada a metodologia de relato de caso e as intervenções de enfermagem fundamentadas pela Teoria das Transições e Teoria do Défice de Autocuidado. Para análise do desenvolvimento e aquisição de competências foi utilizada a metodologia de análise reflexiva. Resultados: Ao longo do período de estágio foi possível mobilizar, aprofundar e consolidar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos e aplicá-los na prática clínica. Foram atingidas as competências comuns do EE, as específicas do EEER e as de Mestre. Conclusão: O EEER tem uma atuação preeminente na educação, promoção da saúde e gestão de cuidados, contribuindo para capacitar a pessoa para a realização de Atividades de Vida Diária (AVD), através da maximização das suas capacidades, o que resulta em promoção da independência e da autonomia. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1524 |
Other Identifiers: | 203749669 |
Appears in Collections: | E CS/ENF - Teses de Mestrado |
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