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http://hdl.handle.net/20.500.12253/1516
Título: | Contributo da Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação na Pessoa Com Parésia Facial |
Autores: | Abreu, Margarida S. de Azevedo |
Palavras-chave: | Enfermagem de reabilitação Paralesia facial periférica Acidente vascular cerebral Compromisso da deglutição Estudo de caso |
Data: | Mar-2024 |
Editora: | Escola Superior de Saúde Atlântica |
Citação: | Abreu, Margarida S. A. (2024). Contributo da Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação na Pessoa Com Parésia Facial. Barcarena: Escola Superior de Saúde Atlântica |
Resumo: | Enquadramento: Este relatório reforça a importância do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação (EEER) na recuperação da pessoa com parésia facial e deglutição comprometida, em resposta à prevalência de doenças cerebrovasculares como o acidente vascular cerebral. Trabalho de final de curso, desenvolvido durante o estágio profissionalizante num serviço de medicina interna no âmbito do mestrado em enfermagem de reabilitação. Objetivo: Refletir e analisar criticamente sobre as experiências práticas de forma a demonstrar a aquisição de competências comuns regulamentadas para os enfermeiros especialistas, competências específicas dos EEER e grau de mestre em enfermagem. Metodologia: Foi utilizado um método descritivo, com recurso à análise crítico-reflexiva, revisão de literatura e pesquisa bibliográfica. Ao longo do estágio foi ainda realizado um estudo de caso cujo tema é o “contributo de um programa de reabilitação na pessoa com parésia facial periférica”, tendo sido o mote para a temática em desenvolvimento neste relatório. Resultados: O estágio, enquanto oportunidade do exercício prático, e o relatório, pela sua potencialidade de reflexão sobre a ação, contribuíram para demonstrar a capacidade de realizar avaliações especializadas, de desenvolver planos de cuidados e programas personalizados e de reavaliação sistemática da sua eficácia. Este processo de tomada de decisão, foi feito através de uma gestão eficiente dos recursos, de tempo e de casos complexos, pela necessidade de priorização das necessidades identificadas. A variedade dos estágios traduziu-se numa eficaz adaptação em diferentes contextos. As competências em investigação adquiridas, permitiram aprofundar a capacidade de pesquisa e utilizar a evidência científica para informar as decisões e estimular reflexões críticas sobre a prática de cuidados, orientada pelo rigor, qualidade e segurança. A abordagem multidisciplinar, contribuiu para um cuidado holístico e centrado na pessoa. Por fim, entende-se a necessidade de desenvolvimento profissional contínuo ao longo do exercício da especialidade. Conclusão: A experiência do estágio e a análise reflexiva sobre a prática contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional, aquisição das competências mencionadas e para a formação de uma identidade enquanto futura EEER. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1516 |
Outros identificadores: | 203706471 |
Aparece nas colecções: | E CS/ENF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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