Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1488
Título: Desenvolvimento do Pensamento Crítico nos Estudantes de Enfermagem
Autores: Marques, M.C.
Lopes, M.
Magalhães, M.D.
Sousa, L.M.M.
Palavras-chave: Pensamento
Conhecimento
Tomada de decisão clínica
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Data: 2022
Editora: Revista Baiana de Enfermagem
Citação: Marques, M.C.; Lopes, M.; Magalhães, M.D.; Sousa, L.M.M. (2022). Desenvolvimento do Pensamento Crítico nos Estudantes de Enfermagem. Revista Baiana de enfermagem, 36. DOI 10.18471/rbe.v35.42849.
Resumo: Objetivo: analisar o pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes de um componente curricular do curso de graduação em enfermagem. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e comparativa, antes e após a intervenção. Foi aplicado questionário sociodemográfico e texto-estímulo em dois momentos. A amostra foi constituída por 48 estudantes que frequentaram a unidade curricular de Pensamento Crítico em Enfermagem. Resultados: no primeiro momento, os estudantes reconheceram o pensamento crítico como importante na tomada de decisão e no desenvolvimento de competências, educar para pensar. No segundo momento, os comentários indicaram um papel ativo da escola, e a informação e o conhecimento do estudante são acurados no contexto formativo. Considerações finais: no pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes do componente curricular do curso de enfermagem constatou-se alteração significativa no léxico dos dois momentos, houve desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, das quais destacamos a interpretação, a argumentação, a análise e avaliação.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1488
Aparece nas colecções:E CS/ENF - Artigos
E CS/ENF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimnto do pensamento crítico nos estudantes de enfermagem.pdf903.14 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.