Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/1488
Title: | Desenvolvimento do Pensamento Crítico nos Estudantes de Enfermagem |
Authors: | Marques, M.C. Lopes, M. Magalhães, M.D. Sousa, L.M.M. |
Keywords: | Pensamento Conhecimento Tomada de decisão clínica Educação em enfermagem Estudantes de enfermagem |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Revista Baiana de Enfermagem |
Citation: | Marques, M.C.; Lopes, M.; Magalhães, M.D.; Sousa, L.M.M. (2022). Desenvolvimento do Pensamento Crítico nos Estudantes de Enfermagem. Revista Baiana de enfermagem, 36. DOI 10.18471/rbe.v35.42849. |
Abstract: | Objetivo: analisar o pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes de um componente curricular do curso de graduação em enfermagem. Método: estudo de natureza qualitativa, observacional e comparativa, antes e após a intervenção. Foi aplicado questionário sociodemográfico e texto-estímulo em dois momentos. A amostra foi constituída por 48 estudantes que frequentaram a unidade curricular de Pensamento Crítico em Enfermagem. Resultados: no primeiro momento, os estudantes reconheceram o pensamento crítico como importante na tomada de decisão e no desenvolvimento de competências, educar para pensar. No segundo momento, os comentários indicaram um papel ativo da escola, e a informação e o conhecimento do estudante são acurados no contexto formativo. Considerações finais: no pensamento crítico desenvolvido pelos estudantes participantes do componente curricular do curso de enfermagem constatou-se alteração significativa no léxico dos dois momentos, houve desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, das quais destacamos a interpretação, a argumentação, a análise e avaliação. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1488 |
Appears in Collections: | E CS/ENF - Artigos E CS/ENF - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimnto do pensamento crítico nos estudantes de enfermagem.pdf | 903.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.