Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1468
Título: Discrepância entre a evidência científica de Programas de Prevenção de Quedas em idosos na comunidade e a elevada prevalência das mesmas em Portugal – um contributo para a prática da Fisioterapia.
Autores: Paredes, Ema Raquel
Palavras-chave: Envelhecimento
Quedas
Programas de Prevenção de Quedas
Fisioterapia na comunidade
Data: Mai-2022
Editora: Atlântica- Instituto Universitário
Citação: Paredes, Ema R. (2022). Discrepância entre a evidência científica de Programas de Prevenção de Quedas em idosos na comunidade e a elevada prevalência das mesmas em Portugal – um contributo para a prática da Fisioterapia. Barcarena : Atlântica - Instituto Universitário
Resumo: Problema: As quedas em idosos têm sido identificadas ao longo dos anos na literatura, como um importante problema de saúde pública em termos de morbilidade, mortalidade e a nível económico, exigindo custos elevados para os serviços quer sociais, como de saúde, sendo a segunda causa de morte em todo o mundo. Estas, apesar de serem um problema reconhecido há décadas, mantém-se atual a sua pertinência visto que todos os anos, um em cada três idosos cai. Urge assim a necessidade de refletir sobre a implementação e sucesso dos Programas de Prevenção de Quedas (PPQs), visto que em Portugal, o envelhecimento da população está a aumentar em larga escala e de forma progressiva ao longo dos anos. Este estudo irá basear-se na perspetiva de quem implementa PPQs, tendo em conta a falta de estudos nesta linha temática específica. Objetivo: Compreender os motivos que contribuem para a discrepância entre a evidência científica que suporta a implementação de PPQs em idosos na comunidade e a elevada prevalência das mesmas em Portugal. Metodologia: O presente estudo seguirá um paradigma qualitativo, de desenho não experimental, exploratório, descritivos simples, transversal e fenomenológico. A população acessível serão os coordenadores das Unidades de Cuidados na Comunidade (UCCs) das Administrações Regionais de Saúde (ARS) do Centro, com uma amostra não probabilística por conveniência. A entrevista semiestruturada com questões abertas, foi o instrumento de recolha de dados escolhido. Após a realização de todas as entrevistas, irá proceder-se à análise de conteúdos. Conclusões: É expectável que com a realização deste projeto, se compreenda os motivos pela falta de referências em Portugal sobre a implementação ou sucesso dos PPQs, bem como se contribua para munir os fisioterapeutas com os elementos necessários à criação e implementação destes de modo efetivo. A importância deste estudo, prende-se com a redução efetiva dos fatores de risco nos idosos na comunidade, com a ajuda dos PPQs implementados e bem conseguidos, sendo assim expectável a diminuição de quedas e por sua vez, da mortalidade, morbilidade e nível económico, tendo como finalidade uma vida mais prolongada e saudável no quadro de um processo de envelhecimento ativo que constitui a essência de todos os programas de saúde pública.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1468
Aparece nas colecções:E CS/FISIO - Trabalhos Finais de Licenciaturas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ema Raquel Lopes Paredes, nº 202093666.pdf740.52 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.