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http://hdl.handle.net/20.500.12253/1387
Título: | Construção e estudo psicométrico da escala de satisfação com a vida académica (ESVA) |
Autores: | Nogueira, Maria José Sequeira, Carlos |
Palavras-chave: | Satisfação com a vida académica Estudantes Promoção da saúde mental Enfermagem |
Data: | Out-2017 |
Citação: | Nogueira, M.J.; Sequeira, Carlos (2017). Construção e estudo psicométrico da escala de satisfação com a vida académica (ESVA). VIII Congresso Internacional d’A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental - “A Saúde Mental e o Ciclo Vital”, Leiria |
Resumo: | CONTEXTO: A satisfação com a vida académica abrange é um conceito multifatorial, que engloba as experiências dos estudantes relativas à sua vida no ambiente académico que frequentam, evidenciando a qualidade da sua adaptação ao mesmo. Além disso é um indicador importante de sucesso académico e bem-estar dos estudantes e como medida institucional de eficácia. Contudo, a literatura mostra a escassez de instrumentos de medida satisfação com a vida académica, e os existentes não abordam dimensões importantes ou são muito longos. Por conseguinte, considerou-se relevante construir um instrumento de avaliação da satisfação com a vida académica. OBJETIVO: desenvolver a Escala de Satisfação com a Vida Académica (ESVA) e testar as suas propriedades psicométricas. DESIGN: ESVA foi construída com base no Modelo Multidimensional de Ajustamento dos jovens ao contexto da universidade (MMAU; Soares & Almeida, 2003, 2006). Agrega oito itens de dois instrumentos já existentes: QVA-r (Almeida, Ferreira e Soares, 1999) e a ESEA (Santos, Polydoro, Scortegagna e Linden, 2013). Foi usado o Focus-Grup para seleção e validade de face dos itens, e foi realizado um estudo psicométrico da versão piloto da ESVA, testado numa amostra de conveniência de 500 estudantes Portugueses do Ensino Superior do Distrito de Lisboa. Os participantes foram convidados a preencher um questionário sociodemográfico e a ESVA, online. Foram garantidos todos os princípios e aspetos éticos. RESULTADOS: A consistência interna da ESVA foi de ,80, mostrando-se adequada. O test-retest mostrou estabilidade a um nível de significância de ,01. A Análise Fatorial atestou a validade de constructo, com variância total explicada de 42,9%. A validade de critério foi demonstrada por correlações positivas entre a ESVA e uma medida de auto perceção de desempenho académico. CONCLUSÕES: A ESVA é um instrumento de autorresposta muito breve, confiável e estável ao longo do tempo e agora está disponível para medir a Satisfação com a Vida Académica em estudantes do Ensino Superior. Este instrumento pode ser usado para apoiar programas de promoção da saúde mais ajustados a cada contexto e contribuir para melhorar o sucesso académico, e para o bem-estar e a saúde mental dos estudantes. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1387 |
Aparece nas colecções: | E CS/ENF - Comunicações a Conferências |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MJNCS-ESVA_VIIICONGRESSOINTERN_ASPESM2017.pdf | 1.45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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