Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1387
Title: Construção e estudo psicométrico da escala de satisfação com a vida académica (ESVA)
Authors: Nogueira, Maria José
Sequeira, Carlos
Keywords: Satisfação com a vida académica
Estudantes
Promoção da saúde mental
Enfermagem
Issue Date: Oct-2017
Citation: Nogueira, M.J.; Sequeira, Carlos (2017). Construção e estudo psicométrico da escala de satisfação com a vida académica (ESVA). VIII Congresso Internacional d’A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental - “A Saúde Mental e o Ciclo Vital”, Leiria
Abstract: CONTEXTO: A satisfação com a vida académica abrange é um conceito multifatorial, que engloba as experiências dos estudantes relativas à sua vida no ambiente académico que frequentam, evidenciando a qualidade da sua adaptação ao mesmo. Além disso é um indicador importante de sucesso académico e bem-estar dos estudantes e como medida institucional de eficácia. Contudo, a literatura mostra a escassez de instrumentos de medida satisfação com a vida académica, e os existentes não abordam dimensões importantes ou são muito longos. Por conseguinte, considerou-se relevante construir um instrumento de avaliação da satisfação com a vida académica. OBJETIVO: desenvolver a Escala de Satisfação com a Vida Académica (ESVA) e testar as suas propriedades psicométricas. DESIGN: ESVA foi construída com base no Modelo Multidimensional de Ajustamento dos jovens ao contexto da universidade (MMAU; Soares & Almeida, 2003, 2006). Agrega oito itens de dois instrumentos já existentes: QVA-r (Almeida, Ferreira e Soares, 1999) e a ESEA (Santos, Polydoro, Scortegagna e Linden, 2013). Foi usado o Focus-Grup para seleção e validade de face dos itens, e foi realizado um estudo psicométrico da versão piloto da ESVA, testado numa amostra de conveniência de 500 estudantes Portugueses do Ensino Superior do Distrito de Lisboa. Os participantes foram convidados a preencher um questionário sociodemográfico e a ESVA, online. Foram garantidos todos os princípios e aspetos éticos. RESULTADOS: A consistência interna da ESVA foi de ,80, mostrando-se adequada. O test-retest mostrou estabilidade a um nível de significância de ,01. A Análise Fatorial atestou a validade de constructo, com variância total explicada de 42,9%. A validade de critério foi demonstrada por correlações positivas entre a ESVA e uma medida de auto perceção de desempenho académico. CONCLUSÕES: A ESVA é um instrumento de autorresposta muito breve, confiável e estável ao longo do tempo e agora está disponível para medir a Satisfação com a Vida Académica em estudantes do Ensino Superior. Este instrumento pode ser usado para apoiar programas de promoção da saúde mais ajustados a cada contexto e contribuir para melhorar o sucesso académico, e para o bem-estar e a saúde mental dos estudantes.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1387
Appears in Collections:E CS/ENF - Comunicações a Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MJNCS-ESVA_VIIICONGRESSOINTERN_ASPESM2017.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.