Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1297
Título: O efeito da realidade virtual com Wii no equilíbrio, funcionalidade e qualidade de vida em indivíduos com doença de Parkinson
Autores: Felício, Mafalda Beatriz Souto
Palavras-chave: Doença de Parkinson
Funcionalidade
Equilíbrio
Qualidade de vida
Realidade virtual
Fisioterapia
Data: Jun-2018
Citação: Felício, Mafalda Beatriz Souto (2018). O efeito da realidade virtual com Wii no equilíbrio, funcionalidade e qualidade de vida em indivíduos com doença de Parkinson. Barcarena : Atlântica - Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia
Resumo: Problema: A perda de funcionalidade leva a uma diminuição acentuada na qualidade da vida dos indivíduos com Parkinson. A realidade virtual é uma intervenção popular e muito investigada que apresenta benefícios ao nível das alterações motoras e não motoras nesta população. No entanto a heterogeneidade nas metodologias de investigação leva a que ainda existam lacunas na evidência nesta estratégia, nomeadamente ao nível do seu efeito na funcionalidade, qualidade de vida, bem como a longo prazo. Objetivo: Perceber o efeito da realidade virtual com Wii no equilíbrio, funcionalidade e qualidade de vida em indivíduos com doença de Parkinson. Metodologia: Neste estudo será utilizada uma investigação quantitativa, quasi-experimental. A população são indivíduos com diagnóstico clínico de doença de Parkinson nos estádios I, II e III, entre os 60 e 75 anos de idade, que recorram aos serviços do Campus Neurológico Sénior de Torres Vedras e Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson de Lisboa. Será constituído por uma amostra de 30 indivíduos, divididos aleatoriamente por conveniência entre um grupo experimental que irá realizar sessões de realidade virtual e um grupo de controlo que vai realizar fisioterapia convencional. O estudo vai decorrer durante um período de 6 semanas, com frequência de 3 vezes por semana, com duração de 60 minutos cada sessão. Os participantes serão avaliados em quatro momentos, sendo que a última será com follow-up de 12 semanas. Para a avaliação serão utilizados diversos instrumentos. Conclusões: A pertinência deste estudo prende-se pela importância da manutenção da atividade motora na estagnação dos sintomas motores na doença de Parkinson. Sendo que o tratamento deve ser contínuo, é necessário ter uma base cientifica acerca de novas formas de intervenção que sejam motivadoras para esta população. Portante, é importante perceber os efeitos da realidade virtual nas variáveis em estudo para que se possa implementar esta intervenção baseada na prática pela evidência no plano de tratamento destes indivíduos. E fundamental investigar o efeito da realidade virtual enquanto estratégia de tratamento na doença de Parkinson.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1297
Aparece nas colecções:E CS/FISIO - Trabalhos Finais de Licenciaturas

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