Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/1006
Title: | Contributos das monografias de final de curso na Universidade Atlântica, para a construção do saber em enfermagem: estudo bibliográfico |
Authors: | Sousa, Luís M. M. Valentim, Olga MMS Santos, Maria João A. Carvalho, Maria Leonor Kopke, Maria Rita F.B. Bacelar, Maria Madalena B. |
Keywords: | enfermagem investigação temáticas monografias |
Issue Date: | Jun-2012 |
Publisher: | Revista Referência |
Citation: | Sousa LM, Valentim OM, Santos MJ, Carvalho ML, Kopke R, Bacela MM. Contributos das monografias de final de curso na Universidade Atlântica, para a construção do saber em enfermagem: estudo bibliográfico [Resumo]. Referência. 2012; III Série - Suplemento:158 |
Abstract: | Introdução: A investigação em enfermagem é uma ferramenta imprescindível no processo de organização dos cuidados de enfermagem (Giacchero & Miasso, 2006; Silva et al., 2009), iniciada na formação pré-graduada, 1º ciclo; permite que o estudante progrida na sua formação académica e posteriormente integrada no agir profissional do enfermeiro a investigação. Constitui uma estratégia fundamental para a construção do conhecimento, permitindo o estabelecimento de uma base científica que garanta a qualidade dos cuidados e a credibilidade profissional (Giacchero & Miasso, 2006). Objetivos: O objetivo deste estudo é conhecer as linhas de investigação apresentadas nas monografias do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) da Universidade Atlântica, no período de 2005 a 2011. Metodologia: Optou-se por um estudo bibliográfico, retrospetivo, exploratório e descritivo de natureza quantitativa e qualitativa, recorrendo à análise das monografias do final do CLE. Neste sentido, foi elaborado um formulário em que consta: o ano de defesa, natureza e tipo de estudo, temática, sujeitos da amostra, instrumentos de colheita de dados e contexto de realização do estudo (Giacchero & Miasso, 2006; Silva et al., 2009; Sousa et al., 2009). Após pedido de autorização e pré-teste do instrumento, procedeu-se à colheita de dados no período de março a abril de 2012. Resultados: Foram selecionadas 46 monografias de um universo de 211, tendo sido agrupadas em categorias definidas a priori. A linha de investigação que diz respeito à Enfermagem Saúde do Adulto tem o maior número, 20 (43.5%), seguida da Enfermagem Comunitária com 9 (19,6%), Enfermagem Saúde do Idoso e Enfermagem Saúde Materna e Obstétrica cada uma com 4 (8,7%), Enfermagem Saúde Infantil e Pediátrica e Gestão cada uma com 3 (6,5%) e por último Ciência de Enfermagem com 1 (2,2%). Quanto à natureza do estudo constatou-se que os estudantes optaram preferencialmente pela abordagem qualitativa com 22 (47,8%), seguida da quantitativa 18 (39,1%) e mista 6 (13,0%). Relativamente ao tipo de estudo observou-se que 29 (63,0%) são de tipo descritivo e exploratório, 15 (32,6%) descritivo e 2 (4,4%) outro tipo. Por último, os sujeitos do estudo foram enfermeiros em 21 (45,7%) monografias, clientes em 18 (39,1%) e estudantes de enfermagem em 7 (15,2%). Conclusões: A investigação em Enfermagem visa o desenvolvimento dos saberes específicos da profissão. Esta permite aos estudantes e aos profissionais fundamentar a prática e assegurar a credibilidade da profissão através da prestação de cuidados de enfermagem de qualidade aos indivíduos/família e à comunidade. Neste estudo verificou-se que as temáticas das monografias seguem essencialmente o ciclo vital, à semelhança da organização do curso nesta universidade. O paradigma qualitativo foi o mais utilizado. No global são maioritariamente exploratórios e os sujeitos das amostras são enfermeiros. |
URI: | http://hdl.handle.net/10884/1006 |
ISSN: | 0874-0283 |
Appears in Collections: | A CS/ENF - Comunicações a Conferências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Atas_III_Congresso_Investigação_Enfermagem.pdf | Main article | 52.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Contributos das monografias de final de curso 4[1].pdf | Apresentação | 2.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.