Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/954
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dc.contributor.authorStarte, Maria Helena Guédon-
dc.date.accessioned2016-01-07T13:56:34Z-
dc.date.available2016-01-07T13:56:34Z-
dc.date.issued2016-01-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/954-
dc.description.abstractOs símbolos têm um impacto significativo na proficiência dos sistemas de comunicação aumentativa e alternativa. A análise da funcionalidade dos símbolos, quer a nível da transparência quer a nível da universalidade, em contexto de multiculturalismo é crucial para que se tornem meios facilitadores na comunicação de indivíduos que apresentam dificuldades comunicativas. Objetivos: verificar a transparência e a universalidade dos símbolos do Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa Symbolinc em crianças e jovens bilingues com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos sem patologia e residentes no distrito de Lisboa. Metodologia: O estudo presente é do tipo exploratório-descritivo de carácter transversal. A amostra é não probabilística por conveniência, através do método bola de neve. É constituída por 30 crianças e jovens bilingues, 66,7% do género feminino e 33,3% do género masculino, falantes do Português Europeu e de outra língua com uma média de idades de 13 (DP= 3,45) anos. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o Questionário de Caracterização Sociodemográfica (Starte, Ramos & Vital 2015), o Protocolo de Avaliação Comunicação e Linguagem (Vital & Ramos, 2015) e o Questionário de Satisfação sobre os Símbolos do Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa Symbolinc (Vital & Ramos, 2015). Resultados: 34 (42,50%) dos 80 símbolos analisados são transparentes e universais, dado que foram nomeados de acordo com o alvo por 90 a 100% dos participantes. Com graus de iconicidade inferiores foram nomeados 21 (26,25%) símbolos por 50 a 89%. Os restantes 25 símbolos (31,25%) foram nomeados por 49% ou menos participantes. Quanto ao grau de satisfação sobre os símbolos do S.C.A.A. obteve-se uma média de 7,0 (DP=1,650) com um mínimo de 3 e um máximo de 10. Discussão/Conclusões: as características sociodemográficas dos participantes parecem ser determinantes na funcionalidade dos símbolos, indo ao encontro de estudos realizados sobre a sua iconicidade. Existem diferenças na transparência e universalidade dos símbolos nas diferentes classes de palavras e ainda na mesma classe; sendo importante uma análise interssimbólica em diferentes tarefas linguísticas para analisar a funcionalidade do símbolo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectComunicação aumentativa e alternativapt_PT
dc.subjectValidação de símbolospt_PT
dc.subjectSímbolos symbolincpt_PT
dc.subjectCrianças e jovens bilinguespt_PT
dc.titleValidação dos Símbolos do Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa Symbolinc em Crianças e Jovens Bilingues com Idades Compreendidas entre os 4 e os 18 anos sem Patologia e Residentes no Distrito de Lisboapt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
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