Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/952
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPires, Ana Rita Rodrigues Vide e Ferreira-
dc.date.accessioned2016-01-06T17:31:34Z-
dc.date.available2016-01-06T17:31:34Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPires, Ana Rita (2015). Validação dos símbolos do Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa Symbolinc em crianças dos 03:00 aos 05:11 anos sem patologia do Distrito de Lisboa. Barcarena: Universidade Atlânticapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/952-
dc.description.abstractA comunicação é fundamental para a interação humana. Para algumas crianças, com restrição da atividade comunicativa, o recurso a sistemas de comunicação aumentativa e alternativa (SCAA) pode promover a sua participação. Mas para que a participação seja efetiva os símbolos de um SCAA devem ser transparentes. Objetivos: Verificar a transparência e a universalidade dos símbolos do sistema de comunicação aumentativa e alternativa Symbolinc em crianças dos 03:00 aos 05:11 anos sem patologia no distrito de Lisboa. Métodos: Este estudo é do tipo exploratório-descritivo e transversal sendo a amostra não probabilística por conveniência por bola de neve. Aplicou-se o Questionário de Caracterização Sociodemográfica (Pires, Vital & Ramos, 2015), a avaliação Comunicação-Linguagem (Vital & Ramos, 2015) e o questionário sobre os símbolos do Symbolinc (Vital & Ramos, 2015) a 30 crianças com uma média de idades de 4A e 11M (M=59, DP=8,7) sem patologia do distrito de Lisboa. Resultados: Na avaliação da Comunicação-Linguagem, as respostas das provas variam entre 0% e 100% para a nomeação (nomes e verbos), 53,3% e 100% para identificação (nomes e verbos); 0% e 66,7% para produção de frases, 16,7% e 86,7% para leitura de frases e superiores a 50% para identificação de frases. As crianças consideram que os símbolos podem ser utilizados por todas as pessoas (90%), são fáceis de utilizar (80%) e que é fácil compreender o que querem transmitir (80%). Discussão/Conclusão: Os resultados apontam para que os símbolos correspondentes às categorias dos substantivos e dos verbos são mais transparentes do que os das categorias dos pronomes, adjetivos e advérbios, o que pode ser explicado quer pela representação simbólica dos conceitos quer pelo desenvolvimento linguístico e/ou vivências da criança da amostra. De acordo com a amostra, os símbolos Symbolinc são universais por preencherem os requisitos necessários para serem considerados como tal.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectValidaçãopt_PT
dc.subjectComunicação aumentativa e alternativapt_PT
dc.subjectSímbolos symbolicpt_PT
dc.subjectCrianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.titleValidação dos símbolos do Sistema de Comunicação Aumentativa e Alternativa Symbolinc em crianças dos 03:00 aos 05:11 anos sem patologia do Distrito de Lisboapt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Investigação - Ana Rita Pires - Final Completo.pdf904.56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.