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http://hdl.handle.net/20.500.12253/857
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Oliveira, Maria de Fátima Pinto Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-22T15:13:45Z | - |
dc.date.available | 2014-01-22T15:13:45Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-22 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/857 | - |
dc.description.abstract | Num mundo global, cada vez mais competitivo, e onde as organizações sentem necessidade de serem inovadoras, enveredámos por um tema que despertou a nossa atenção. Tentámos compreender de que maneira as culturas e as estruturas organizacionais, favorecem ou não os processos de aprendizagem. Apesar de encontrarmos diversos estudos sobre estes dois constructos separadamente muito poucos se dedicaram a estudá-los em conjunto. Foram feitas pesquisas junto de literatura especializada de autores que deram o seu contributo e que se dedicaram ao estudo dos constructos que fazem parte da nossa pesquisa, de forma a utilizá-las como fonte de referência. Focámo-nos, essencialmente, nos estudos realizados por Hofstede (2003), acerca dos Valores Sócio Culturais e as cinco disciplinas de Senge (2002) para a Aprendizagem Organizacional. Com base numa amostra de 124 pequenas e médias empresas, o presente estudo tem como objetivo principal avaliar a relação entre as variáveis dos Valores Sócio Culturais, entendidas pelas dimensões distância hierárquica / individualismo / masculinidade e controlo da incerteza com as variáveis da Aprendizagem Organizacional, percebida através das dimensões cultura / liderança / gestão de pessoas e estrutura e processos organizacionais. A pesquisa de investigação elaborou um questionário que teve por base dois questionários já utilizados e validados em diversos estudos; o VSM 94 de Hofstede (1994) para avaliar os Valores Sócio Culturais e o questionário de Marchi (1999) e de Dutschke (2007) (já aplicado em Portugal) para a Aprendizagem Organizacional. Os resultados obtidos através de métodos estatísticos permitiram verificar que as organizações em estudo, apontam para uma crescente necessidade de avaliar a distância hierárquica, o individualismo e a masculinidade na tomada de decisão de forma a maximizar a rentabilidade e o sucesso dos resultados organizacionais. Capacitar as pessoas para uma visão coletiva, atribuir responsabilidades e incentivar a comunicação é determinante para as organizações que precisam criar condições, sistemas e estruturas para que estas se tornem organizações que aprendem. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | Cultura organizacional | pt_PT |
dc.subject | Estrutura organizacional | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_PT |
dc.title | Valores Sócio Culturais e Aprendizagem Organizacional | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | A CE/GEST - Teses de Mestrado |
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Tese_Mestrado_UATLA_Final_entregue.pdf | 1.83 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Survey_25017578_questionario.pdf | 295.52 kB | Adobe PDF | View/Open | |
ANEXOS_Final_entregue.pdf | 130.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
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