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http://hdl.handle.net/20.500.12253/789
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Sousa, Susana Cristina V. C. S. | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-29T11:50:46Z | - |
dc.date.available | 2013-07-29T11:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-29 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/789 | - |
dc.description.abstract | Objectivo: descrever os vários aspectos fonéticos e fonológicos do discurso de crianças com idades compreendidas entre os 4;0 e 5;11 anos, que apresentem Idade de Gestação ao Nascimento (IGN) inferior a 37 semanas, comparativamente com a fala das crianças nascidas a termo (IGN igual ou superior a 37 semanas) e que estejam inseridas em jardim-de-infância. Método: a amostra é composta por seis crianças, das quais três nasceram prematuramente e as restantes três nasceram a termo. Foi utilizado um instrumento de recolha de dados – Teste Fonético-Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-Escolar (TFF – ALPE) (Mendes, et al., 2009) – para se proceder à avaliação fonética e fonológica. Durante os períodos de recolha dos dados da avaliação será utilizado um gravador, com o intuito de garantir uma recolha e análise mais fiável. Através da recolha dos dados, procedeu-se à análise estatística e, posteriormente, à análise descritiva dos mesmos. Para a recolha dos dados estatísticos elaborou-se uma base de dados SPSS (software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences)). Quanto à análise da informação obtida e resultados das avaliações elaboraram-se tabelas de frequência, acompanhadas de uma análise descritiva dos mesmos. Resultados: os resultados demonstraram que as crianças pré-termo (PT) a nível fonético produziram um total de 49 (54,44%) processos fonéticos e as crianças do grupo de controlo (a termo – T) produziram 16 (17,77%) processos. Nos processos fonológicos o primeiro grupo (PT) apresentou 13 processos fonológicos dentro da média (P50), na totalidade dos processos (27) realizados pelas 3 crianças do que o grupo de controlo, não revelando disparidades significativas em relação ao grupo de controlo. Discussão: de acordo com os resultados obtidos, considera-se que o grupo de crianças pré-termo apresentou pontos inferiores às crianças a termo ao nível da articulação verbal, mas a nível fonológico os resultados não foram muito díspares. A partir dos resultados obtidos verificou-se que existem inúmeros aspectos para além da prematuridade que podem condicionar o seu desenvolvimento linguístico e da fala, tal como a estimulação e ambiente familiar e social. Conclusão: Este estudo demonstrou que as crianças prematuras, comparativamente, com o grupo de controlo (nascidas a termo) apresenta capacidades articulatórias inferiores às das crianças a termo, confirmando os resultados obtidos em estudos realizados anteriormente por diversos autores, mas linguisticamente apresentam competências fonológicas ambos os grupos de crianças se encontram em níveis equiparados. Esta constatação acentuou a necessidade de avaliações mais precisas e rigorosas (como o discurso espontâneo), bem como a emergência da detecção e encaminhamento precoces de situações em que se verifiquem alterações a este nível que possam comprometer o desenvolvimento futuro destas crianças, nomeadamente, nas aprendizagens escolares. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | Fonética | pt_PT |
dc.subject | Fonologia | pt_PT |
dc.subject | Perturbações articulatórias | pt_PT |
dc.subject | Pré-termo | pt_PT |
dc.subject | Termo | pt_PT |
dc.subject | Terapia da fala | pt_PT |
dc.title | Descrição das características fonéticas e fonológicas das crianças nascidas pré-termo versus a termo entre os quatro e os seis anos de idade | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
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Monografia_SusanaSousa_200691272_23.06.2010_CD.pdf | 465.67 kB | Adobe PDF | View/Open | |
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