Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/776
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dc.contributor.authorSantos, Rui Alexandre Bruno dos-
dc.date.accessioned2013-05-09T13:37:21Z-
dc.date.available2013-05-09T13:37:21Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSantos, Rui Alexandre Bruno dos (2012). Valores sócio culturais e orientação para o mercado das empresas. Barcarena : Universidade Atlânticapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/776-
dc.description.abstractA globalização da economia, obriga a um maior esforço competitivo por parte das empresas, neste sentido, as empresas são cada vez mais globais, pelo que, têm que competir com grandes líderes mundiais, assim, orientação para o mercado é cada vez mais relevante nas estratégias comerciais. O presente estudo tem como objetivo verificar se os valores sócio culturais têm influência na orientação para o mercado, nas pequenas e médias empresas, em Portugal. A amostra é composta por 101 respostas válidas e foram codificadas para a análise de dados. As unidades recolhidas são os gestores de empresas e/ou diretores de marketing, que podem fornecer informações relevantes para o presente trabalho. Os dados obtidos permitiram observar que foram encontradas algumas correlações, embora com algumas restrições, nomeadamente no que se refere ao grau de masculinidade, ao grau de individualismo e ao controlo de incerteza, quando relacionados com as variáveis de orientação para o mercado. Deste modo, verificou-se que os valores sócio culturais exercem influência na orientação para o mercado, embora com algumas restrições. Este estudo evidencia que as práticas de orientação para o mercado, merecem uma maior disseminação de modo a permitir que as organizações alcancem maior competitividade. Este ponto revela, a importância da cultura no funcionamento das organizações por incorporarem um conjunto de valores, ideias e atitudes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectValores socio-culturaispt_PT
dc.subjectMarketing orientationpt_PT
dc.titleValores sócio culturais e orientação para o mercado das empresaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
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