Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/655
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dc.contributor.authorCarvalho, Nuno-
dc.date.accessioned2012-10-30T15:56:04Z-
dc.date.available2012-10-30T15:56:04Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/655-
dc.description.abstractO turismo é uma actividade com grande importância para a economia nacional, conforme se pode comprovar pela análise de indicadores como o emprego ou o PIB. Portugal, além do sol e mar, concentra na sua reduzida área geográfica, um potencial enorme de outras atracções, que deve aproveitar, desenvolver e divulgar, contudo, apesar de beneficiar dos muitos impactes positivos provenientes da actividade, deve ter em conta os impactes negativos na gestão que faz do turismo, com o objectivo de o fazer perdurar, com a qualidade que é desejada. O turismo sustentável surgiu da noção de desenvolvimento sustentável que se expandiu e alargou-se a actividades económicas específicas, incluindo o turismo, sendo importante que todo o tipo de turismo seja feito de forma sustentável. O ecoturismo, considerado uma forma de turismo sustentável, que envolve todos os seus princípios, preocupações económicas, sociais, ambientais e os seus impactes, distingue-se, por serem produtos ligados à natureza; com mecanismos de gestão que garantam minimização dos impactes; que fomentam a educação ambiental; que contribuem para a conservação das áreas protegidas e heranças culturais; que incluem as comunidades locais no seu planeamento e desenvolvimento, contribuindo para o seu bem-estar. No entanto, também no ecoturismo são identificados impactes negativos, que deveriam ser mínimos ou inexistentes, podendo estes surgir devido ao uso incorrecto do termo. Os programas de certificação e a definição de standars globais, têm a potencialidade de harmonizar os critérios de avaliação e torná-los mais claros e reconhecidos em qualquer parte do mundo. Deste modo, procedeu-se à construção de uma proposta de programa de certificação com base na análise de documentos e referências internacionais e confrontou-se com as práticas de um empreendimento que utiliza o termo ecoturismo, “ Zmar – Eco – Camping Resort”, com o objectivo de perceber, se o termo é ou não respeitado, de acordo com os princípios que caracterizam o ecoturismo. Em resultado dessa análise, verificou-se que o Zmar tem consciência dos impactes negativos da sua actividade e tenta minimizá-los através da implementação de todo um conjunto de práticas referidas na análise de resultados em que tenta cumprir esses objectivos, considerando-se por isso, um bom exemplo a ser seguido. Contudo, estas práticas não parecem surgir completamente inocentes, mas sim como uma estratégia de marketing montada com o objectivo de diferenciar-se positivamente no mercado em que compete e está inserido, considerando-se que a sua intenção é, seduzir um alargado número de clientes. Os que procuram o sol e mar, e aproveitam na sua localização a proximidade do mar, assim como, um crescente número de pessoas, sensíveis aos problemas sociais e ambientais.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectTurismo / Tourismpt_PT
dc.subjectTurismo sustentável / Sustainable Tourismpt_PT
dc.subjectEcoturismo / Ecotourismpt_PT
dc.subjectCritérios de Certificação / Certification criteriapt_PT
dc.subjectCertificação / Certificationpt_PT
dc.titleEcoturismo - Estudo de Caso: Zmar-Eco Camping Resortpt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
Appears in Collections:A CTAD/GAT - Trabalhos Finais de Licenciatura

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