Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/653
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Serra, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Ramos, Catarina | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-11T15:34:35Z | - |
dc.date.available | 2012-10-11T15:34:35Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/653 | - |
dc.description | Monografia em formato de artigo científico | pt_PT |
dc.description.abstract | Os eventos de literacia desenvolvem-se através da participação da criança em atividades que envolvam a exploração de material escrito. Esses eventos que conduzem à emergência da literacia ocorrem principalmente em ambiente familiar. Assim, para a presente investigação, foram delineados os seguintes objetivos: identificar os contextos dos eventos de literacia emergente; descrever os comportamentos revelados pelos cuidadores bem como identificar as atividades realizadas e estratégias utilizadas nos eventos de literacia emergente no seu contexto familiar. Relativamente à metodologia, foi realizado um estudo não experimental, descritivo e transversal, contendo uma amostra não probabilística por conveniência (n=75), constituída por cuidadores de crianças até aos sete anos que não frequentem o primeiro ano do ensino básico e que frequentem o jardim de infância de caráter privado do concelho de Évora. Para a recolha de dados foi construída uma ficha de caraterização sociodemográfica e um questionário de autopreenchimento. Tendo sido utilizado para o tratamento dos dados o programa Statistical Package for the Social Sciences 20 (SPSS 20). Resultados: os cuidadores fornecem, regularmente, oportunidades de serem observados pelas crianças, recorrendo a práticas que envolvem meios tecnológicos em detrimento de práticas como recorrer às bibliotecas. Disponibilizam mais materiais de escrita do que de leitura e recorrem com maior frequência a atividades formais e com menor frequência atividades que envolvam a oralidade versus literacia e recorrem frequentemente a estratégias que as tornam mais enriquecedoras. Discussão/conclusões: os cuidadores nas tarefas de literacia emergente proporcionam diversas oportunidades às crianças e reconhecem e valorizam as atitudes das mesmas quando utilizam a leitura e a escrita. Porém, ainda necessitam de se apropriarem de um maior número de estratégias por forma a tornarem as suas atividades mais enriquecedoras. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | cuidadores; contexto familiar; comportamentos; atividades; estratégias de literacia emergente | pt_PT |
dc.subject | caregivers, family context, behaviors, activities, emergent literacy strategies | pt_PT |
dc.title | Comportamentos de Literacia Emergente revelados pelos cuidadores de crianças, do concelho de Évora, no seu contexto familiar | pt_PT |
dc.title.alternative | Emergent Literacy Behaviors Revealed by children’s caregivers in the family context at Évora | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | A CS/TF - Trabalhos Finais de Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_Serra e Ramos_Comportamentos de Literacia Emergente revelados pelos cuidadores de crianças do concelho de Évora no seu contexto familiar.pdf | 731.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.