Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/651
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Selma | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-25T12:50:18Z | - |
dc.date.available | 2012-09-25T12:50:18Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10884/651 | - |
dc.description.abstract | A importância de uma sensibilização e educação que promova a mudança de atitudes dos seres humanos para com o meio ambiente, surgiu quando as comunidades internacionais e nacionais tomaram consciência de que a maioria dos factores que contribuem para a degradação ambiental tem origem em actividades humanas. A partir desta consciencialização, a Educação Ambiental (EA) começa a ser promovida como uma ferramenta eficaz para facilitar o processo de sensibilização ambiental e um incentivo para se adoptarem estilos de vida mais sustentáveis, minimizando os impactes ambientais (ABBAS, 2003). Deste modo, e apesar das suas fragilidades e limitações, a EA tem vindo a ser incluída nos sistemas de educação das várias nações, a nível formal, não formal, de uma forma passiva e activa. No decorrer da licenciatura em Gestão do Ambiente (1997-2001), a mestranda iniciou as suas tarefas na área da Educação Ambiental, como monitora de actividades em projectos de sensibilização no Município de Oeiras. Desde a data da sua contratação no MO como técnica superior (2003) e até ao presente, é responsável por projectos de sensibilização ambiental, nomeadamente no planeamento, dinamização, execução e avaliação dos mesmos. São disto exemplo os projectos Jovens em Movimento (promovido pelo MO desde 1992), Bairro Limpo (promovido desde 2005) e Eco-Conselheiros (promovido desde 2001). Paralelamente, a mestranda é também responsável pela preparação das actividades do Programa de Educação Ambiental Escolar, nomeadamente, na definição de conteúdos, preparação de fichas de trabalho e das acções de sensibilização em sala de aula e visitas de estudo, preparação dos conteúdos técnicos de materiais de apoio às actividades e avaliação das mesmas. Deste modo são diversas as publicações do MO das quais foi autora e responsável pela elaboração de conteúdos, nomeadamente, “Manual do Monitor – PJM”; “Folheto Praias”; “Guia de compostagem doméstica”; “Guia de reciclagem manual de papel”; “Sr. Legume” e “Vamos cuidar do lixo”. Para além destas publicações, colaborou em inúmeros artigos para publicação de divulgação nos meios de comunicação social, como imprensa local e meios de divulgação do município – site e revista “30 dias”. Refere-se ainda a responsabilidade de coordenar algumas acções e eventos de educação ambiental como o Clean Up the World, Dia Mundial de Limpeza das Praias, Dia Mundial da Floresta, e Dia Mundial do Ambiente. A realização do curso de formação de formadores, permitiu-lhe realizar centenas de acções de sensibilização dirigidas a diversos grupos populacionais, desde as escolas, a centros de dia, funcionários do município e técnicos de empresas. A vasta experiência em projectos desta natureza já lhe permitiu representar o MO em diversos encontros de carácter ambiental, através da apresentação destes projectos mais relevantes. Como funcionária do MO e responsável por estas acções e projectos, a principal lacuna sentida nos mesmos, prende-se com todo o processo de avaliação, normalmente efectuado anualmente, e de forma quantitativa. Deste modo, considerou-se pertinente efectuar neste trabalho um enquadramento da EA a nível nacional e internacional, definindo-a, explicando os seus tipos, formas e fragilidades, para posteriormente desenvolver as questões da avaliação. Definir o processo de avaliação, para que serve, a sua importância, os seus vários tipos, fragilidades mas principalmente como avaliar projectos de EA é o grande objectivo deste trabalho. Pretende-se encontrar um modelo de avaliação que seja adequado a este tipo de projectos, que permita a melhoria contínua dos mesmos. Após esta pesquisa e enquadramento teórico pretende-se aplicar o modelo de avaliação definido, ao projecto Jovens em Movimento (PJM), por ser aquele é promovido pelo MO há mais anos, por ser o que tem mais dados disponíveis e também por ser aquele que a mestranda coordena há mais tempo, conhecendo melhor todas as suas vertentes. Para o efeito serão apresentados os principais resultados quantitativos do PJM nos últimos dez anos, assim como uma análise de sustentabilidade já realizada pelo MO. Finalmente pretende-se definir um conjunto de indicadores de avaliação que respondam aos objectivos concretos do projecto aplicando-lhe o modelo de avaliação previamente seleccionado. | pt_PT |
dc.language.iso | por | - |
dc.rights | openAccess | en |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável / Sustainable development | pt_PT |
dc.subject | mudança ambiental local / local environmental change | pt_PT |
dc.subject | educação ambiental /environmental education | pt_PT |
dc.subject | monitorização e avaliação / monitoring and evaluation | pt_PT |
dc.title | Relatório de Actividade Profissional | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
Appears in Collections: | A CTAD/GAT - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio de actividade profissional - FINAL.pdf | 341.14 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Relatório de actividade profissional - Volume II Anexos.pdf | 812.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.