Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/450
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dc.contributor.authorFernandes, Joana Pires-
dc.contributor.authorVidal, Maria Manuel-
dc.date.accessioned2012-03-05T10:51:49Z-
dc.date.available2012-03-05T10:51:49Z-
dc.date.issued2012-03-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10884/450-
dc.descriptionMonografia em formato de Artigo Científicopt_PT
dc.description.abstractObjectivos: Identificar e descrever quais as barreiras e os facilitadores existenes na comunicação com a criança com surdez, por parte dos principais intervenientes no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, especificamente os Encarregados de Educação; Percepcionar qual a importância da Terapia da Fala quanto à sua influência na comunicação entre o Encarregado de Educação e a criança com surdez. Método: Estudo exploratório descritivo de nível I, transversal por inquérito. Amostra composta por 14 Encarregados de Educação de crianças com surdez. Foi elaborado um questionário que visa percepcionar a importância da Terapia da Fala através da identificação e descrição das barreiras e dos facilitadores considerados pelos Encarregados de Educação na comunicação com os seus educandos com surdez. Posteriormente à recolha de dados, procedeu-se ao tratamento e à análise estatística dos mesmos através da construção de uma base de dados em Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Resultados: Os Encarregados de Educação identificaram como facilitadores à comunicação todas as áreas que, segundo a revisão bibliográfica, podem estar comprometidas nestas crianças e que são do âmbito de actuação da Terapia da Fala, sendo que apenas os aspectos segmentais e supra-segmentais não foram considerados facilitadores. Nas respostas acerca da importância da Terapia da Fala quanto à sua influência na comunicação entre o Encarregado de Educação e a criança com surdez verificou-se que os primeiros reconhecem a importância do trabalho doTerapeuta da Fala ao nível da resolução de problemas, da socialização com os outros, da integração social, da adaptação ao recurso auditivo, da comunicação com o próprio e da comunicação com os outros. Discussão / Conclusão: Com os dados obtidos pode concluir-se que quer através de uma intervenção direccionada para o que é mais funcional quer através da passagem de informação/formação aos Encarregados de Educação sobre as áreas que foram percepcionadas por estes como de menor pertinência para a comunicação (aspectos segmentais e supra-segmentais seguidos da fonologia) a Terapia da Fala tem um papel fulcral na intervenção com estas crianças.pt_PT
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccessen
dc.subjectCIF, Comunicação, Encarregado de Educação, Surdez, Terapia da Falapt_PT
dc.subjectCommunication, Hearing Loss, ICF, Officers of education, Speech and Language Therapistpt_PT
dc.titleIDENTIFICAÇÃO DAS BARREIRAS E FACILITADORES À COMUNICAÇÃO COM CRIANÇAS COM SURDEZ PELOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DE UM CENTRO NO DISTRITO DE LISBOApt_PT
dc.title.alternativeBarriers and Facilitators Identification in the Communication with Children with Deafness by Guardian of a District Center in Lisbonpt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
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