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http://hdl.handle.net/20.500.12253/1533
Title: | Ventilação Comprometida na Criança em Situação Crítica: Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação |
Authors: | Figueiredo, Diana Filipa da Silva |
Keywords: | Enfermagem de reabilitação Ventilação Cuidados Intensivos Pediátricos Criança Família |
Issue Date: | Nov-2024 |
Publisher: | Escola Superior de Saúde Atlântica |
Citation: | Figueiredo, D. F. S. (2024). Ventilação Comprometida na Criança em Situação Crítica: Intervenção do Enfermeiro de Reabilitação. Barcarena: Escola Superior de Saúde Atlântica |
Abstract: | Introdução: O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (EEER) “cuida de pessoas com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida, em todos os contextos da prática de cuidados” (Regulamento n.º 392/2019, de 3 de maio, Art.º 4). Durante o mestrado, desenvolvi competências comuns e específicas de enfermeiro especialista, bem como as competências de mestre, e refleti sobre o impacto das intervenções do EEER à pessoa ao longo da vida. No estágio profissionalizante, tive a oportunidade de prestar cuidados de enfermagem especializados de reabilitação à criança em situação crítica, na unidade de cuidados intensivos pediátricos, em parceria de cuidados com os seus pais. Objetivo: Avaliar, desenvolver e implementar intervenções especializadas de enfermagem de reabilitação na criança com o diagnóstico de enfermagem “ventilação comprometida”. A minha prática foi fundamentada na Teoria das Transições, de Afaf Meleis, e na Teoria da Parceria de Cuidados, de Anne Casey. Metodologia: A elaboração do relatório de estágio seguiu uma metodologia descritiva e qualitativa, de acordo com as orientações do guia de estágio profissionalizante. Durante o processo formativo, foram respeitados os princípios éticos que norteiam a profissão e que estão consagrados no código deontológico. Resultados: O estágio e o respetivo relatório permitiram compreender a relevância das intervenções do EEER numa unidade de cuidados intensivos e os ganhos em saúde que a intervenção do EEER tem na criança e sua família, assim como o desenvolvimento de competências nesta área. Conclusão: Por fim, salienta-se que todo o percurso formativo foi crucial para o desenvolvimento e a aquisição de novos conhecimentos e competências, tanto como futura EEER quanto como mestre em Enfermagem de Reabilitação. |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1533 |
Appears in Collections: | E CS/ENF - Teses de Mestrado |
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