Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1503
Title: Perceção dos estudantes de enfermagem sobre a formação pedagógica na prevenção da sintomatologia musculosquelética: estudo qualitativo
Authors: Firmino, Cristiana
Sousa, L.M.M.
Coutinho, Lídia
Valentim, Olga
Marques, Fátima
Simões, Celeste
Keywords: Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Estudo qualitativo
Fenômenos Fisiológicos Musculosqueléticos
Issue Date: Jan-2023
Publisher: Cultura de los Cuidados
Citation: Firmino; C.; Sousa, L.M.M.; Coutinho, L.; Valentim, O.; Marques, F.; Simões, C.; (2023). Perceção dos estudantes de enfermagem sobre a formação pedagógica na prevenção da sintomatologia musculosquelética: estudo qualitativo. Cultura de los Cuidados, 27(65).http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2023.65.20 Received: 19/11.
Abstract: A formação dos estudantes no ensino superior e especificamente no curso licenciatura em enfermagem tem sido objeto de estudo por parte dos professores. Faz parte da prática de enferma-gem, respeitar o processo de decisões do estudante e facultar o direito à informação, promovendo a aquisição de competências que permitem realizar escolhas responsáveis para a sua tomada de deci-são futura. O objetivo desta investigação foi o conhecer a perspetiva dos estudantes de enfermagem, relativamente ao seu envolvimento na formação pedagógica sobre sintomatologia músculoesquelé-tica. Foi realizado um estudo qualitativo, exploratório e descritivo, através do método de grupos focais com 6 estudantes de enfermagem. A analise qualitativa foi realizada segundo Bardin e o mapa mental através do software FreeMind®. Os estudantes revelaram uma satisfação com o interesse real na sua aprendizagem com reflexão na aquisição de competências ao nível de conhecimento sobre a sintomatologia musculosquelética e a necessidade de um pensamento crítico na profissão de enfermagem.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1503
Appears in Collections:A CS/CN - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CultCuid65_20.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.