Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.12253/1432
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Duarte, Raquel Sofia Mergulhão | - |
dc.contributor.author | Quarenta, Sara Raquel Mira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-16T10:31:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-16T10:31:57Z | - |
dc.date.issued | 2019-07 | - |
dc.identifier.citation | Duarte, R.S.M.; Quarenta, S.R.M. (2019). Prática simulada de alta fidelidade no Ensino de Enfermagem: Revisão integrativa da literatura. Barcarena : Atlântica-Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1432 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A pratica simulada consiste num conjunto de conteúdos ou atividades de formação de um plano curricular realizada em oficina, laboratório ou em outro local, sob a orientação de um formador, visando o treino e desenvolvimento de competências, em situação simulada ou próxima da real e tem vindo a ser cada vez mais praticada no âmbito do ensino em enfermagem. Existem vários tipos de prática simulada, simulação de baixa, média ou alta fidelidade, sendo que esta requer a utilização de cenários complexos e próximos da realidade e da prática profissional que os estudantes encontrarão em contexto de ensino clínico. O objetivo deste é identificar a evidencia disponível na literatura sobre a prática simulada de alta fidelidade no ensino da Enfermagem. Método: O presente estudo consiste numa revisão integrativa da literatura efetuada nas bases de dados EBSCO, Scielo e Google Academic, foram utilizados como critérios de inclusão todos os artigos de texto completo disponível, publicados entre 2013 e 2019 e com o idioma português, inglês e espanhol. Foram excluídos os artigos de opinião por apresentarem baixa evidencia científica. A analise dos artigos foi do tipo temática e a qualidade dos artigos foi avaliada de acordo com os critérios da JBI. Resultados: Obteve-se uma amostra de 15 artigos e após a sua análise constatou-se que a maioria investiga a opinião e/ou a experiência por parte dos estudantes no que diz respeito à prática simulada e dois dos artigos estudam a experiência dos docentes. Após a leitura completa dos artigos selecionados e para auxiliar a compreensão dos mesmos, destacaram-se três temas, sendo eles efeitos da prática simulada nos estudantes de enfermagem; perceção que os docentes têm da prática simulada; pratica simulada como método pedagógico ativo; vantagens da prática simulada; dificuldades da implementação da prática simulada. Conclusão: A enfermagem está em constante evolução e para que o ensino consiga acompanhar essa evolução é necessário que os métodos pedagógicos utilizados se baseiem em métodos inovadores. Desta forma, a adoção de prática simulada nas escolas de enfermagem tem sido uma mais valia para a melhoria da performance dos estudantes. No entanto, com a adoção de prática simulada de alta fidelidade não só melhoraria a performance técnica dos estudantes como também as habilidades psicomotoras, emocionais e relacionais. ________________________________________________________________________________ Introduction: The practice of jointly simulating training activities or a lesson plan, in a place or workshop, or elsewhere, under the guidance of a trainer, aiming at training and developing skills, in a simulated or near situation of reality. Education has been increasingly practiced in nursing teaching. The multiple use of the practice of simulated students, the middle of high frequency and the middle to high frequency in the context of educational clinical. The objective of this study is to identify the available evidence in the literature about simulated high fidelity practice in Nursing teaching. Method: The present study consists of an integrative review of the literature carried out in the EBSCO, Scielo and Google Academic databases. All the available full text articles published between 2013 and 2019 and with Portuguese, English and Spanish were used as inclusion criteria. Articles of opinion were excluded because they had low scientific evidence. The analysis of the articles was of the thematic type and the quality of the articles was evaluated according to JBI criteria. Results: A sample of 15 articles was obtained and after its analysis it was verified that the majority investigates the opinion and / or the experience on the part of the students with respect to the simulated practice and two of the articles study the experience of the teachers. After the complete reading of the selected articles and to help their understanding, three themes were highlighted, being they effects of the simulated practice in nursing students; perception that teachers have of simulated practice; simulated practice as an active pedagogical method; advantages of simulated practice; difficulties in implementing the simulated practice. Conclusion: Nursing is constantly evolving and for teaching to follow this evolution, it is necessary that the pedagogical methods used are based on innovative methods. In this way, the adoption of simulated practice in nursing schools has been an added value for the improvement of students' performance. However, with the adoption of simulated high-fidelity practice would not only improve students' technical performance but also psychomotor, emotional and relational skills. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Prática simulada | pt_PT |
dc.subject | Alta fifelidade | pt_PT |
dc.subject | Ensino de enfermagem | pt_PT |
dc.title | Prática simulada de alta fidelidade no Ensino de Enfermagem: Revisão integrativa da literatura | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
dc.rpares | nao | pt_PT |
Appears in Collections: | E CS/ENF - Trabalhos Finais de Licenciaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia final Raquel Duarte e Sara Quarenta 2019.pdf | 846.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.