Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1396
Title: Crenças e atitudes dos fisioterapeutas sobre a integração das ações paliativas na sua intervenção terapêutica com adultos com paralisia cerebral.
Authors: Piñeiro, Anabel Martinez
Keywords: Paralisia cerebral
Adultos
Fisioterapia
Ações paliativas
Issue Date: Jun-2018
Citation: Piñeiro, Anabel Martinez (2018). Crenças e atitudes dos fisioterapeutas sobre a integração das ações paliativas na sua intervenção terapêutica com adultos com paralisia cerebral. Barcarena : Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, TI e Engenharia
Abstract: As ações paliativas, como cuidados que integram os princípios e filosofia dos cuidados paliativos, devem ser implementadas por todo e qualquer profissional de saúde que possua formação básica em cuidados paliativos, no sentido de alivio do sofrimento derivado a situação clínica do doente. Sendo o fisioterapeuta um profissional de saúde com competências e capacidades para integrar estas ações paliativas, poderia integrar as mesmas, na sua intervenção terapêutica, direcionando-as especialmente, no tratamento de patologias e condições de saúde cronicas de grande impacto, como a Paralisia cerebral (PC), que afeta aproximadamente 17 milhões de pessoas mundialmente. Devido ao aumento da esperança de vida e da longevidade nesta população, em paralelo com a diversidade de condições de saúde associadas, e as mudanças fisiopatológicas que acontecem com a idade, perece-nos relevante a integração das ações paliativas em adultos com PC. Tal, poderia reforçar uma intervenção terapêutica com enfase na manutenção da funcionalidade e qualidade de vida tendo a mesma como base uma abordagem multidisciplinar e continua ao longo do ciclo de vida. Pelo que já aqui foi exposto, o seguinte projeto tem como principal objetivo conhecer as crenças e atitudes dos fisioterapeutas sobre a integração das ações paliativas na sua intervenção terapêutica com adultos com PC. De modo a alcançar este objetivo, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: (1) conhecer o estado da arte sobre a intervenção terapêutica na PC de adultos e a sua relação com os cuidados paliativos; (2) compreender o impacto percebido pelos fisioterapeutas das ações paliativas nos utentes com PC e nas suas famílias e (3) compreender o impacto percebido pelos fisioterapeutas das ações paliativas em utentes com PC, na sua própria experiencia profissional. Metodologia: Estudo transversal e exploratório de desenho fenomenológico, enquadrado no paradigma qualitativo. Será selecionada uma amostra de forma não probabilística com recurso à técnica de amostragem de conveniência, a partir de uma população de fisioterapeutas que trabalham com PC em adultos na região de Lisboa e Vale do Tejo. O estudo terá uma duração prevista de 20 semanas e os dados serão recolhidos mediante entrevistas semi-estruturadas. Conclusão: Prevê-se que a realização deste projeto contribua para aumentar o conhecimento sobre as ações paliativas, e a importância da sua Crenças e atitudes dos fisioterapeutas sobre a integração das ações paliativas na sua intervenção terapêutica com adultos com paralisia cerebral incorporação na intervenção terapêutica em utentes com condições de saúde crónicas como a PC, bem como servir de motivação para a realização futura de estudos semelhantes na área com a finalidade de melhorar a qualidade da abordagem terapêutica na prevenção das complicações associadas a doença e o declínio funcional, promovendo a qualidade de vida e autonomia da pessoa adulta com PC.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1396
Appears in Collections:E CS/FISIO - Trabalhos Finais de Licenciaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anabel_Martinez_Pineiro_Projeto_Investigacao_II.pdf356.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.