Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.12253/1381
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dc.contributor.authorNogueira, Maria José-
dc.contributor.authorSequeira, Carlos-
dc.date.accessioned2018-10-12T15:30:01Z-
dc.date.available2018-10-12T15:30:01Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationNogueira, Maria José; Sequeira, Carlos (2017). A saúde mental em estudantes do ensino superior. Relação com o género, nível socioeconómico e os comportamentos de saúde. Revista Port. Enf. Saúde Mental, Especia (5), 51-56. Disponível em http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0167.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12253/1381-
dc.description.abstractCONTEXTO: O nível de saúde mental (SM) in!uência o bem-estar e o sucesso académico dos estudantes do ensino superior (Chow, 2010), contudo esta problemática tem sido pouco estudada em Portugal. A literatura existente é pouco clara e, por vezes, contraditória no que respeita às variáveis psicossociais associadas positiva e/ou negativamente à SM dos estudantes do ensino superior (Eisenberg, et al., 2009). OBJETIVO: (1) Caracterizar a SM dos estudantes do ensino superior; (2) explorar a relação entre a SM, variáveis sociodemográ"cas e comportamentos em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e correlacional, e de uma amostra não probabilística, composta por estudantes do ensino superior do Distrito de Lisboa do 1º e 2º ano inscritos no 1º ciclo de estudos. Os participantes deram consentimento informado escrito e completaram voluntariamente um inquérito online, que lhe foi enviado para o email do campus, durante outubro e novembro de 2014. Para recolher informação sociodemográ"ca, dos comportamentos de saúde e sobre a SM dos estudantes foram usados um questionário e o Inventário de Saúde Mental (ISM). RESULTADOS: Globalmente, os resultados indicam níveis satisfatórios de SM, quer na dimensão positiva - Bem-Estar Psicológico como na negativa-Distress Psicológico. Contudo 93 participantes encontram-se com nível baixo de SM. As analises correlacionais mostram que as mulheres apresentam níveis de SM mais baixos que os homens, que à medida que o nível socioeconómico (NSE) aumenta, os níveis de SM melhoram. Os resultados também indicam que a níveis mais elevados de SM estão signi"cativamente associados a participantes que praticam exercício físico regular e que dormem mais horas, em tempo aulas. Nesta amostra não se encontraram associações signi"cativas entre o consumo de álcool e outras drogas e a SM dos estudantes. CONCLUSÕES: Conclui-se que o género feminino e o NSE baixo são variáveis associadas negativamente à SM dos participantes. Enquanto a prática regular de exercício físico e dormir sete ou mais horas por dia se associaram positivamente à SM dos EES.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSaúde mentalpt_PT
dc.subjectEstudantes do ensuino superiorpt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectComportamentos de saúdept_PT
dc.titleA Saúde mental em estudantes do ensino superior. Relação com o género, nível socioeconómico e os comportamentos de saúdept_PT
dc.typearticlept_PT
dc.rparessimpt_PT
Appears in Collections:E CS/ENF - Artigos

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