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dc.contributor.authorRibeiros, Gonçalo Joaquim-
dc.date.accessioned2018-09-19T11:47:37Z-
dc.date.available2018-09-19T11:47:37Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.citationRibeiros, Gonçalo Joaquim (2018). Avaliação da eficácia da implementação de um programa de intervenção convencional de Fisioterapia combinado com o ensino e exercícios aeróbicos vs um programa de intervenção convencional de Fisioterapia combinado, unicamente, com o ensino na melhoria da qualidade de vida em adolescentes com asma. Barcarena : Atlântica-Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenhariapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.12253/1379-
dc.description.abstractProblema do estudo: A asma é definida como sendo uma doença crónica inflamatória das vias aéreas que induz a limitação do fluxo de ar. Acarreta diversas adversidades na vida dos jovens, como a diminuição da qualidade de vida e aumento da ansiedade, obrigando a mudanças no estilo de vida e a uma adopção de rotinas. Atualmente a asma afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, em que 14% corresponde a idade pediátrica, sendo Portugal o 4º País da Europa com mais casos de asma na adolescência. O Fisioterapeuta tem um papel fundamental na condição asmática e tem como objetivos melhorar o controlo sintomático, diminuir a hiperreactividade brônquica e melhorar a qualidade de vida dos adolescentes asmáticos. Associado à Fisioterapia têm surgido novas intervenções com evidência consensual na melhoria do controlo sintomático da asma e no aumento da qualidade de vida dos adolescentes com asma. Assim surgem os exercícios aeróbicos no sentido de diminuírem a hiper-reatividade brônquica, a dispneia induzida pelo exercício, a inflamação sistémica e as exacerbações sintomáticas que possam ocorrer, aumentando a tolerância ao esforço, diminuindo a ansiedade e até mesmo melhorar a capacidade social, tanto de lazer como profissional. Objetivo: Determinar a eficácia da implementação de um programa de intervenção convencional de Fisioterapia combinado com o ensino e exercícios aeróbicos na melhoria da qualidade de vida em adolescentes com asma. Metodologia: Será efetuado um estudo quantitativo quasi- experimental com uma amostra de 30 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12-18 anos, que frequentem a Escola Básica de Mafra e a Secundária José Saramago. Os adolescentes irão ser divididas aleatoriamente por dois grupos experimentais, um grupo irá realizar os exercícios convencionais de Fisioterapia combinados com os exercicios aerobicos e ensino e outro grupo irá realizar os exercícios convencionais de Fisioterapia combinados, unicamente, com o ensino. O estudo terá a duração de 12 semanas. Conclusão: É expectável que o grupo experimental que realizou os exercícios aeróbicos mostre melhores resultados sobre as variáveis estudadas. No entanto estudos futuros são necessários de modo a obter mais evidência científica e validade.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFisioterapiapt_PT
dc.subjectAsma brônquicapt_PT
dc.subjectExercícios aeróbicospt_PT
dc.subjectAdolescentept_PT
dc.subjectQualidade de vidapt_PT
dc.titleAvaliação da eficácia da implementação de um programa de intervenção convencional de Fisioterapia combinado com o ensino e exercícios aeróbicos vs um programa de intervenção convencional de Fisioterapia combinado, unicamente, com o ensino na melhoria da qualidade de vida em adolescentes com asmapt_PT
dc.typebachelorThesispt_PT
dc.rparesnaopt_PT
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