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http://hdl.handle.net/20.500.12253/1379
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ribeiros, Gonçalo Joaquim | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T11:47:37Z | - |
dc.date.available | 2018-09-19T11:47:37Z | - |
dc.date.issued | 2018-07 | - |
dc.identifier.citation | Ribeiros, Gonçalo Joaquim (2018). Avaliação da eficácia da implementação de um programa de intervenção convencional de Fisioterapia combinado com o ensino e exercícios aeróbicos vs um programa de intervenção convencional de Fisioterapia combinado, unicamente, com o ensino na melhoria da qualidade de vida em adolescentes com asma. Barcarena : Atlântica-Escola Universitária de Ciências Empresariais, Saúde, Tecnologias e Engenharia | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.12253/1379 | - |
dc.description.abstract | Problema do estudo: A asma é definida como sendo uma doença crónica inflamatória das vias aéreas que induz a limitação do fluxo de ar. Acarreta diversas adversidades na vida dos jovens, como a diminuição da qualidade de vida e aumento da ansiedade, obrigando a mudanças no estilo de vida e a uma adopção de rotinas. Atualmente a asma afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, em que 14% corresponde a idade pediátrica, sendo Portugal o 4º País da Europa com mais casos de asma na adolescência. O Fisioterapeuta tem um papel fundamental na condição asmática e tem como objetivos melhorar o controlo sintomático, diminuir a hiperreactividade brônquica e melhorar a qualidade de vida dos adolescentes asmáticos. Associado à Fisioterapia têm surgido novas intervenções com evidência consensual na melhoria do controlo sintomático da asma e no aumento da qualidade de vida dos adolescentes com asma. Assim surgem os exercícios aeróbicos no sentido de diminuírem a hiper-reatividade brônquica, a dispneia induzida pelo exercício, a inflamação sistémica e as exacerbações sintomáticas que possam ocorrer, aumentando a tolerância ao esforço, diminuindo a ansiedade e até mesmo melhorar a capacidade social, tanto de lazer como profissional. Objetivo: Determinar a eficácia da implementação de um programa de intervenção convencional de Fisioterapia combinado com o ensino e exercícios aeróbicos na melhoria da qualidade de vida em adolescentes com asma. Metodologia: Será efetuado um estudo quantitativo quasi- experimental com uma amostra de 30 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12-18 anos, que frequentem a Escola Básica de Mafra e a Secundária José Saramago. Os adolescentes irão ser divididas aleatoriamente por dois grupos experimentais, um grupo irá realizar os exercícios convencionais de Fisioterapia combinados com os exercicios aerobicos e ensino e outro grupo irá realizar os exercícios convencionais de Fisioterapia combinados, unicamente, com o ensino. O estudo terá a duração de 12 semanas. Conclusão: É expectável que o grupo experimental que realizou os exercícios aeróbicos mostre melhores resultados sobre as variáveis estudadas. No entanto estudos futuros são necessários de modo a obter mais evidência científica e validade. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Fisioterapia | pt_PT |
dc.subject | Asma brônquica | pt_PT |
dc.subject | Exercícios aeróbicos | pt_PT |
dc.subject | Adolescente | pt_PT |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_PT |
dc.title | Avaliação da eficácia da implementação de um programa de intervenção convencional de Fisioterapia combinado com o ensino e exercícios aeróbicos vs um programa de intervenção convencional de Fisioterapia combinado, unicamente, com o ensino na melhoria da qualidade de vida em adolescentes com asma | pt_PT |
dc.type | bachelorThesis | pt_PT |
dc.rpares | nao | pt_PT |
Appears in Collections: | E CS/FISIO - Trabalhos Finais de Licenciaturas |
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